Curitiba no mapa dos festivais

O Brasil vai ferver com os festivais musicais marcados para o segundo semestre de 2005. A maioria deles, claro, acontece no eixo Rio-São Paulo, com o maior expoente sendo o Tim Festival, marcado para Rio de Janeiro, de 21 a 23 de outubro (leia mais abaixo). Mas Curitiba, através de dois eventos, está se colocando no mapa e no caminho de muita gente que deve vir à cidade atrás das grandes atrações que farão parte do Curitiba Rock Festival (CRF), em setembro, e do Creamfields Brasil, em novembro.

O CRF é a terceira edição do Curitiba Pop Festival, que teve que ser rebatizado devido a exigências contratuais. O evento foi responsável pela vinda exclusiva do Pixies à cidade no ano passado, o que ajudou a criar grande expectativa para a nova edição. ?O festival do ano passado foi histórico. Mas com a vinda do Weezer, também estamos fazendo história?, afirma Paola Wescher, a grande mente por trás do CRF. Foi ela que começou tudo a três anos atrás. ?Hoje o CRF é uma referência nos demais estados. Já ouvi de gente em São Paulo falando que vem para Curitiba, independente do que irá tocar?, diz.

A primeira grande atração do CRF – que acontece nos dias 24 e 25 – confirmada foi a banda Weezer. Trata-se de uma das mais populares bandas do circuito alternativo dos Estados Unidos e que acaba de lançar o disco Make Believe. Liderados por Rivers Cuomo, o Weezer mescla melodias leves com doses de metal dos anos 70s, com particular inspiração no folclórico Kiss. Foi uma das primeiras bandas a ter nerds como integrantes e obter sucesso nas rádios universitários americanas. Mas os hits dos dois primeiros discos, como Buddy Holly e Say It Ain?t So fizeram com que os tímidos rapazes, mesmo avessos ao estrelato, arrebanhassem fãs ao redor do mundo.

Além de diversas bandas independentes nacionais, a dinamarquesa Raveonettes e a americana Mercury Ver também serão boas atrações. Já o Fantômas, do ex-Faith No More Mike Patton, que estava confirmada, provavelmente não virá mais porque o baterista da banda vai sair em turnê com o Slayer em setembro. Os ingressos já estão à venda pela internet no site www.curitibarockfestival.com. Serão colocados à venda 10 mil ingressos, válidos para os dois dias, ao preço promocional de lançamento de R$ 140. Os tickets também estarão disponíveis em pontos de venda em Curitiba e São Paulo, em data a ser confirmada. ?Mesmo que muita gente fora torça o nariz, o CRF é uma vitória para a cidade?, comemora Paola.

Creamfields

O outro evento que acontece em Curitiba no segundo semestre é a versão brasileira do maior festival de música eletrônica do mundo, o inglês Creamfields. No ano passado, uma mini-versão do evento, que empresta sua franquia para apresentações em diversos países no mundo, foi realizada na Pedreira Paulo Leminski com a alcunha de Cream Brasil. Na época a produção admitia que era um estudo para uma possível edição nacional.

Em 2005, o Estado apurou que o festival acontece no dia 5 de novembro no autódromo Internacional de Pinhais e contará com a mesma estrutura do Creamfields na Argentina, com três palcos. Em Curitiba já estaria confirmada a apresentação dos super DJs Sasha e Danny Howells, da dupla Deep Dish e que a produção tenta a vinda de Carl Cox, que já esteve em Curitiba em 2003. Caso esse lineup seja confirmado, o Creamfields paranaense será um dos maiores festivais de música eletrônica do País.

O que rola e onde

Campari Rock

Quando: de 8 a 14 de agosto.

Onde: Fábrica Lapa e em mais 11 clubes da cidade.

Atrações: DKT-MC5 (EUA), The Kills (EUA/GBR) e muitos outros.

Brasília Music Festival

Quando: 9 e 10 de setembro (em Brasília), e 9 de setembro em São Paulo.

Onde: Estádio Mané Garrincha (Brasília), a definir em São Paulo.

Atrações: Tiga (CAN; também em SP), Paul van Dyk (ALE; também em
SP), Derrick May (EUA) e outros DJs, além de bandas como Plebe Rude e
Capital Inicial.

Slipknot e Papa Roach

Quando: 16 e 17 de setembro, em São Paulo e no Rio.

Onde: Pacaembu (Slipknot) e Via Funchal (Papa Roach) e a definir no Rio.

Moby

Quando: 16 de setembro (São Paulo), 17 (Rio), 19 (Porto Alegre), 21 (Belo Horizonte)

Onde: Espaço das Américas (SP), Riocentro (RJ), Espaço Condor (RS), Marista Hall (MG)

Avril Lavigne

Quando: 23 de setembro

Onde: Pedreira Paulo Leminski

Curitiba Rock Festival

Quando: 24 e 25 de setembro (a definir)

Onde: Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba

Atrações: Weezer, Raveonettes e Mercury Ver.

Nokia Trends

Quando: 24 de setembro

Onde: simultaneamente em São Paulo e no Rio; locais a definir

Atrações: Carl Craig (EUA) e Ellen Allien (ALE); outras atrações ainda não definidas.

Tim Festival

Quando: de 21 a 23 de setembro

Onde: MAM do Rio de Janeiro

Atrações: Strokes, Kings of Leon, M.I.A., Diplo, Wilco, Arcade Fire e Kings of Convenience. Mais por vir.

Claro Que É Rock

Quando: 19 e 20 de novembro

Onde: em São Paulo e no Rio, simultaneamente (quem toca numa cidade num dia, vai à outra no dia seguinte) Atrações: a definir.

Creamfields

Quando: 5 de novembro

Onde: Autódromo Internacional de Curitiba

Atrações: Podem ser Sasha, Carl Cox, Deep Dish e Danny Howells. Outras devem ser confirmadas.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.