Curitiba recebe neste fim de semana o evento No bicentenário, Tucumán no Paraná. A mostra vai mostrar um pouco mais sobre a cultura da província argentina, cuja filha mais ilustre é a premiada cantora Mercedes Sosa, falecida no ano passado.

Além disso, o objetivo da exposição é mostrar que nossos hermanos não se resumem apenas a bela Buenos Aires, capital do país, e que o país vizinho tem muito mais a oferecer. As atividades, com entrada gratuita, acontecem na Secretaria de Estado da Cultura (Seec), no Canal da Música e no Museu Paranaense.

De acordo com a assessora de projetos da Secretaria Seec, Rosimeire Odahara Graça, o público poderá conhecer um pouco mais sobre as artes plásticas, fotografia, dança, música e gastronomia da província platina.

“Tucumán é famosa na Argentina pela sua riqueza cultural. Como existe uma aproximação entre o governo do Paraná com o da província, surgiu esta oportunidade. Eles se interessaram em vir até o Paraná e agora poderemos apreciar o que eles têm a nos oferecer. Além disso, Tucumán foi o local onde foi assinada a independência dos nossos vizinhos e será o primeiro evento do bicentenário da Argentina no Brasil”, informa.

Para a assessora, é importante o Paraná estreitar laços com a Argentina. “Infelizmente, a gente conhece mais da Europa do que a América Latina. Acredito que vale a pena a gente se inteirar mais sobre a cultura destes povos, até porque eles são grandes parceiros comerciais da gente”, opina.

Graça revela que estão previstas exposições 100 Miradas de Tucumán, do fotógrafo Martin Palermo, que traz imagens sobre como é a província e seus habitantes.

“É algo bem interessante, pois o artista soube captar bem as peculiaridades de Tucumán. O público poderá ter uma noção de como é esta importante província”, garante.

Por ter um caráter bem heterogêneo, o público poderá apreciar diversos trabalhos nesta exposição. Haverá exibição dos filmes El camino hacia la muerte del viejo Reales (1968), de Gerardo Vallejo; Socket (2008), de Patricio García; e Primera pelea en Venecia (2008), de Cecilia Salim.

Serão apresentados também os trabalhos dos artistas plásticos Ramiro Rojas, Vicky Vitar e Ruben Zelaya, além de apresentações de música e danças folclóricas tradicionais tucumanas, como tango e o duo Tafinando. Haverá ainda a degustação de bebidas e pratos típicos, como empanadas, vinhos, rum, alfajores e charutos.

Serviço

Mostra No bicentenário, Tucumán no Paraná, em Curitiba. O evento acontece nesta sexta-feira na Secretaria de Estado da Cultura (Rua Ébano Pereira, 240), no sábado no Canal da Música (Rua Julio Perneta, 695) e, domingo, no Museu Paranaense (Rua Kellers, 289). As exposições, as apresentações de música e dança, a degustação de bebidas e pratos típicos são todas com entrada franca. Informações: (41) 3321-4700.