Londres – O livro "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa", parte da coletânea de "As Crônicas de Nárnia" e escrito em 1951 pelo autor britânico Clive Staples Lewis, foi votado como o melhor clássico infantil da história, segundo uma pesquisa publicada nesta quinta-feira (21) na Grã-Bretanha.

continua após a publicidade

Em segundo lugar ficou "A lagartinha comilona" (1969), de Eric Carle, seguido por "Os Cinco" (1942), de Enid Blyton, "O Ursinho Pooh" (1924), de A.A. Milne e "O Grande Gigante Bonachão" (1982), de Roald Dahl.

O livro de J.K. Rowling, "Harry Poter e o Enigma do Príncipe" (2005) ficou na sexta colocação, à frente de "The Faraway Tree" (1939), de Enid Blyton e "O Vento nos Salgueiros" (1908), de Kenneth Grahame.

A lista dos dez mais é completada por "Alice no País das Maravilhas" (1865), de Lewis Carrol e "The Gruffalo" (1999) Julia Donaldson.

continua após a publicidade

Outros livros escolhidos entre os 50 melhores clássicos infantis da história são "Os Contos de Peter Rabbit" (11º), de Beatrix Potter, "Um Conto de Natal" (18º), de Charles Dickens, e "Peter Pan" (20º) de J.M Barrie.

Também foram votados os "Contos Infantis" (22º), de Hans Christian Andersen, "O Mágico de Oz" (23º), de Frank Baum e "O Pequeno Príncipe" (44º) de Antoine de Saint-Exupéry.

continua após a publicidade

A pesquisa contou com a participação de quatro mil pessoas e foi organizada pela entidade beneficente Booktrust que promove a campanha Bookstar, responsável pela entrega gratuita de livros aos alunos britânicos.

Viv Bird, Diretor da Booktrust, declarou que é "maravilhoso (ver) como perdura a popularidade dos clássicos infantis geração após geração".

"Essa lista é uma mescla fascinante de títulos clássicos e contemporâneos que oferecem algo para todos os leitores", acrescentou.