Cristina Braga é a atração do Projeto Solo Música nesta terça

As melodias dedilhadas pela harpista Cristina Braga são destaque na Caixa Cultural Curitiba, na próxima terça (22). Grande responsável pela difusão do instrumento no Brasil e uma das principais harpistas, Cristina Braga se apresenta no projeto Solo Música com um repertório que mistura nomes eruditos e populares, composição característica de seu trabalho.

Formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cristina Braga é a primeira harpista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Já tocou sob a batuta de maestros importantes como: Mistilav Rostropovich, Gabor Oetvos, Karl Martin, José Maria Florêncio, Mário Tavares, David Machado e Sílvio Barbato. Com a mesma naturalidade trabalha com a música popular, tendo feito parcerias com Nara Leão, Ângela Maria, Peri Ribeiro, Moreira da Silva, Haroldo Costa, Lenine, Titãs entre outros. Participou de gravações de Marisa Monte, Taiguara, Zizi Possi, Olívia Hime, Nando Reis, Ana Carolina, Zeca Baleiro, Zélia Duncan e Bia Bedran.

Além das apresentações, a harpista compôs, junto de Ricardo Medeiros, as trilhas do documentário sobre Fernando Lemos, de Guilherme Coelho, e do filme “Amigo Invisível”, de Maria Letícia. Dirigiu o Festival Vale do Café, na região histórica do café no Rio de Janeiro e é uma das diretoras do Congresso Mundial de Harpas.

O encontro entre o erudito e o popular acontecerá em duas etapas no Teatro da CAIXA: no primeiro momento do recital serão apresentadas partes de obras de Bach, Villa-lobos e Debussy. No segundo momento, a música popular domina o palco com obras como “Retrato em Branco e Preto” (Chico Buarque e Tom Jobim), “Disparada” (Geraldo Vandré e Théo de Barros), “Pedaço de Mim” (Chico Buarque), além de uma música própria: “Bem e mal”, composta por Cristina com Ricardo Medeiros e Maria Teresa Moreira.

Cristina Braga possui doze discos gravados, tendo lançado alguns no Japão, Taiwan e Estados Unidos: “Introducing Opus 5” (1989), “O Mundo é Um Moinho” – Opus 5 (1992), “Alianças” com Marcos Llerena (1996), “Feliz Natal” (1997), “Natal Brasileiro” com Celine Imbert (1998), “Bambu” (1998), “Diga Aonde Vai” – Bambu (2000), “Espelho D’Água” (2001), “Tocata Brasil” (2002), “Harpa Brasileira” (2004), “Cortejo” (2006) e “Paisagem – Grandes Canções Brasileiras” com o violoncelista norte-americano Eugene Friesen (2008).

Serviço:
Projeto Solo Música – Cristina Braga
Local: Teatro da CAIXA
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba
Data: de 22 de setembro de 2009 – terça-feira, às 20h30
Ingressos: R$10 e R$5(meia)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)
www.caixa.gov.br/caixacultural