O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba apresenta obras de Cláudio Monteverdi neste final de semana, sob a regência de Abel Rocha. A apresentação será na sexta-feira (26/08), às 20 horas, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, com reapresentação no sábado (27/08) no Teatro do Museu Oscar Niemeyer, às 18h30. O regente convidado, Abel Rocha, é diretor artístico da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo.

O italiano Cláudio Monteverdi (1567-1643) acreditava que a música deveria ficar em segundo lugar em relação ao texto que estava sendo musicado. Considerado o criador da ópera, ele ampliou a gama emocional e dramática dos madrigais e situou-se na vanguarda desta nova tendência. Segundo Monteverdi, as palavras devem ser as senhoras da música, não suas servas. O músico criou várias obras, entre elas 200 madrigais, três missas e numerosos salmos.

Para essa apresentação, o Coro da Camerata vai contar com a participação de quatro músicos da Orquestra de Câmara da cidade de Curitiba, que vão tocar instrumentos de corda. Isso é necessário porque, no século XVII, quando Monteverdi criou as primeiras peças, ele utilizou os instrumentos como forma de mudar o que existia na época.

"As músicas da época pareciam músicas de igreja, mesmo quando não eram, porque só existia o coro", diz Abel Rocha. "Quando o músico resolveu revolucionar esse conceito viu a necessidade de incluir alguns instrumentos para que eles colaborassem com as vozes e completassem as canções."

Segundo o maestro, o público vai presenciar uma obra muito emocionante e moderna, apesar de ter 400 anos. "O texto e a exposição das emoções são muito fortes e falam de temas cotidianos como a busca incessante pelos bens materiais."

Serviço
Coro da Camerata Antiqua de Curitiba
Regência: Abel Rocha (Banda Sinfônica do Estado de São Paulo)
Programa: Cláudio Monteverdi
Data: 26 de agosto, sexta-feira
Horário: 20h
Local: Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias ? Rua General Carneiro, 19 ? Alto da Glória. Telefone: (41) 3353-2461
Entrada franca
Reapresentação no dia 27 de agosto, às 18h30, no Teatro do Museu Oscar Niemeyer ? Rua Marechal Hermes 999 ? Centro Cívico. Telefone: 3350-4441
Entrada: R$ 5,00 e R$ 2,50.