Coreógrafa leva Dom Quixote ao palco do Teatro da Caixa

O mundo celebrou em 2005 os 400 anos da publicação de Dom Quixote de La Mancha, saído da pena de Miguel Cervantes e alçado ao posto de um dos personagens mais expressivos da literatura mundial. É este herói alto e esquálido, a lutar por sonhos, que inspira o novo espetáculo da coreógrafa carioca Ana Vitória, "O Exercício de Dom Quixote", que o Teatro da Caixa apresenta no próximo final de semana (de 26 a 28 de maio).

No espetáculo, imbuída do espírito de Quixote, Ana Vitória leva o público – através do código gestual, que prestigia o gesto e dele faz nascer a poesia – a conhecer a saga, a loucura e a parcela lúdica deste herói/anti-herói universal. A linguagem corporal é o caminho aqui encontrado para abordar as utopias do ser humano. Sozinha no palco, a coreógrafa nos leva num vôo solo pelo mundo de Quixote e sua vontade de acreditar nos sonhos apesar das limitações impostas pela realidade.

Para enfrentar o desafio de colocar Quixote em movimento, Ana Vitória cercou-se de grandes parceiros, afinados com a sua proposta estética. Entre eles estão a figurinista Cláudia Diniz, que assina o modelo de silicone azul colado ao corpo; o maestro  Márcio Tinoco, autor da trilha sonora; o premiado cenógrafo Sérgio  Marimba, que criou a estrutura móvel que sobe e desce em que Ana Vitória dança; além do iluminador Renato Machado.

Com este trabalho a coreógrafa marca os dez anos de existência de sua companhia (completados em abril de 2006), que com seus passos precisos, os movimentos enérgicos e a pesquisa obsessiva do gesto tornaram-se referência no cenário da dança contemporânea nacional. Ao mesmo tempo enfrenta, como Quixote, a tarefa de ver-se diante de suas próprias questões éticas e filosóficas, e de colocar o público frente a esse espelho. Como gosta de afirmar Ana Vitória, "que venham os moinhos de vento!"

SERVIÇO:
Espetáculo de dança "O Exercício de Dom Quixote".
Teatro da Caixa, de 26 a 28 de maio. Sexta e sábado às 21 horas e domingo às 19 horas.
Ingressos a R$ 10,00 e R$ 5,00 (clientes, idosos e estudantes), à venda no Teatro da Caixa (rua Conselheiro Laurindo, 280).
Informações 3321-1999.

Voltar ao topo