Coral de Curitiba comemora 20 anos

Músicas que marcaram a história do Coral de Curitiba e depoimentos emocionantes de pessoas que acompanharam a sua trajetória vão fazer parte do show Os 20 anos de Coral de Curitiba, que acontece hoje, às 20h30, no Sesc da Esquina, sábado, às 19h e no domingo, às 11h, na Sala Scabi do Solar do Barão.

“O show foi montado para mostrar um pouco do trabalho realizado pelo Coral ao longo destes anos”, adianta a regente Haydée Gorosito. “Selecionamos uma música de cada show, especialmente das apresentações que mais marcaram na época, como o da Mulher, de Paulo Leminski, da Paz e outros”.

Além disso, durante o espetáculo, muitas pessoas que participaram do Coral vão dar depoimentos, como exemplos positivos da integração no grupo. Casais que se uniram em função do Coral também vão contar suas histórias. Para Fernanda Gorosito, uma das coordenadoras, vários casamentos surgiram das tournées realizadas pelo Chile e pelo Nordeste. A própria união de Haydée com o fundador do Coral, o maestro argentino Gerardo Gorosito, é fruto da convivência no grupo. O maestro veio a Curitiba pela primeira vez no início dos anos 80, para participar das Oficinas de Música, e acabou se fixando na cidade até morrer, em 1993.

Difusão

Mantido pela Fundação Cultural de Curitiba, o Coral de Curitiba foi fundado em 1983 por Gorosito, com finalidade de difundir a prática do canto coral dentro da comunidade. “Por intermédio da música, estimulamos práticas de socialização e solidariedade”, define a atual regente.

O grupo também acolheu coralistas amadores, de estudantes a aposentados, e desenvolveu um trabalho inédito que envolve música e expressão corporal: “Nosso repertório é eclético, explorando a música vocal de compositores clássicos e populares”, comenta Haydée, que segue a metodologia adotada pelo marido.

***

O Sesc da Esquina fica na Rua Visconde do Rio Branco. Ingressos a 5 reais.

Voltar ao topo