Na noite de terça-feira (17), em um dos momentos mais aguardadas pelos participantes do 18º Festival de Música de Cascavel, ocorreu a final do 5º Festival de Interpretação, evento competitivo inserido na programação do 1º Festival Internacional de Cascavel. Nove, dos 15 músicos selecionados na noite anterior, receberam troféus e prêmios em dinheiro.
Os campeões na modalidade Canto Sertanejo foram Crislaine Ferreira de Oliveira, em 1º lugar com a música "Tocando em frente" (Almir Sater); Ninyffer Rodrigues e Bruna Ribeiro, 2º lugar com a música "Obra de poeta" (Chitãozinho e Xororó); e Dani e San Thiago, em 3º lugar com a canção "Parabéns pro nosso amor" (Bruno e Marrone).
Na categoria Canto Popular, em 1º lugar se classificou Mirian Teixeira Munaro, com a canção "Melodia Sentimental" (Heitor Villa Lobos e Dora Vasconcelos); em 2º lugar, Salete Edilse Dias, com a música "A mi manera" (Franck Sinatra); e, em 3º lugar, Ronaldo "Guino" Wolf, com a interpretação de "Luz dos Olhos" (Nando Reis).
As primeiras colocadas das categorias "Sertanejo" e "Popular", Crislaine Ferreira de Oliveira e Mirian Teixeira Munaro, foram convidadas pelo secretário da Cultura, Julio Cesar Fernandes, para representar o Município no 2º Festival Regional de Música do Oeste do Paraná (Fermop). "Ao contrário do ano passado, que por uma questão de tempo tivemos que indicar o representante, neste ano isso ocorreu através de um processo mais democrático e isto pôde se considerar mais um estímulo para os competidores", evidencia ele.
Instrumentos
Na categoria Instrumentistas receberam premiações os músicos Marcos Damasceno Junior (trompete) em 1º lugar com a execução da música "Triste" (Antonio Carlos Jobim); Adriano Vargas de Alencar (violino), em 2º lugar com "Concerto para violino em D menor – 3º movimento" (Felix Mendelssohn); e Fernando Galvan Vergutz, em 3º lugar com "Prelúdio nº2" (Villa- Lobos).
Equívoco
Na noite de premiação ocorreu um equívoco por parte dos funcionários do evento que anunciaram a participante colocada em 4º lugar no festival da categoria Canto Popular, Alessandra Gelinski, como ganhadora do concurso. O erro se deve a uma falha do funcionário encarregado pela programação do programa de computador que somou as notas de cada intérprete de forma imprecisa. De qualquer maneira, este erro foi esclarecido na própria noite quando os jurados detectaram o problema e a coordenação contatou os envolvidos. O 1º Fica é uma realização da Prefeitura de Cascavel através da Secretaria da Cultura.