Concurso de Piano recebe músicos de todas as idades

O VI Concurso de Piano Profª Edna Bassetti Habith prova que não há idade para a dedicação e o comprometimento com a música. O evento recebeu 44 inscrições de paranaenses de todas as idades ? profissionais, estudantes e praticantes de piano.

Entre os participantes, os mais novos têm sete anos. Para alguns, a audição do concurso será a primeira exibição pública de sua carreira. São crianças, jovens e adultos, que vêm das mais diferentes regiões do estado para se apresentar. Há inscritos de Foz do Iguaçu, Irati, Londrina, Rio Negro e Paranaguá, além daqueles oriundos da capital e Região Metropolitana.

Além de ser uma grande vitrine para os novos talentos, o concurso é um impulso à dedicação ao instrumento e à música. Como premiação, os finalistas receberão prêmios em valores que chegam a R$ 1,5 mil.

As audições começam na tarde do dia 19 de setembro. Divididos em turnos, os
participantes apresentarão três músicas aos jurados e receberão os resultados ao final de cada etapa. A solenidade de encerramento será no dia 22 às 19h30, será realizada com a apresentação dos vencedores de cada turno.

A abertura do evento, como todas as etapas do concurso, será realizada em sessão aberta no Espaço Cultural Capela Santa Maria.  Na ocasião, dia 19 de setembro, às 21h, o vencedor do concurso anterior, André Fadel, irá se apresentar com a Orquestra Filarmônica da UFPR, regida por Denise Mohr.

Desde a quarta edição o Concurso de Piano é viabilizado pela Lei Rouanet, que incentiva as empresas a financiarem projetos culturais por meio da renúncia fiscal no imposto de renda. Esta edição do projeto foi patrocinada pela Brose, com produção da Trento Comunicação Integrada. Ricardo Trento, produtor do evento, acredita que ? entre os diversos benefícios da lei,  a empresa patrocinadora ganha quando alia sua marca a um bom projeto. 

A avaliação

“O critério de seleção não irá se basear somente no menor número de falhas,
mas também no bom gosto, musicalidade e na inteligência do candidato diante
da construção da obra”, afirma a coordenadora artística do projeto, Leilah
Paiva.

A banca examinadora é composta pelos músicos profissionais Antonio Bezzan,
pianista renomado internacionalmente que aprimorou seus estudos na Áustria e
na Hungria, tornando-se um dos mais respeitados mestres do ensino musical;
Ingrid Seraphim, pianista e cravista, fundadora da Oficina de Música de Curitiba, que já se apresentou em recitais nacionais e internacionais; e Krystyna Wanda Szewczak, pianista que contribuiu por muitos anos como professora e coordenadora de cursos da Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Embap.

O homenageado nessa edição é Henrique de Curitiba, maestro e compositor
falecido em fevereiro de 2008.

Serviço

VI Concurso de Piano Profª Edna Bassetti Habith

Período de inscrições: 16 de junho a 1º de setembro

Provas: 19 a 22 de setembro, no Espaço Cultural Capela Santa Maria
(Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

Encerramento: 22 de setembro, às 20h, com cerimônia de premiação.

Mais informações: www.concursodepiano.com.br