Xiii, Verão!

Conar recomenda retirada de propaganda “sensual demais”

Dois cartazes com fotos da modelo Aline Riscado, ex-bailarina do Domingão do Faustão, terão que ser tirados de circulação por determinação do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária). As peças publicitárias são da marca de cerveja Itaipava e o conselho considerou que houve apelo excessivo à sensualidade.

Em uma das propagandas, Aline Riscado, que é chamada de “Verão” nas demais peças publicitárias da mesma marca de cerveja, aparece trajando um biquíni vermelho e segura uma cerveja logo abaixo do número “300 ml”. Na outra mão, ela mostra outra cerveja, perto da mensagem “350 ml”. Logo abaixo dos seios da modelo aparece inscrição “600 ml”. Um mensagem provoca: “Faça sua escolha”.

No outro cartaz, analisado pelo Conar, a modelo exibe a garrafa ao lado da mensagem: “20% casa. 30% comida. 50% roupa lavada”.

Trata-se apenas de uma recomendação, uma vez que o Conar não tem poder punitivo sobre empresas ou agências de publicidade. Mas a assessoria de imprensa do conselho diz que em mais de 8 mil processos julgados pelo conselho nunca aconteceu de uma recomendação ser descumprida. O Grupo Petrópolis, dono da Itaipava, está aguardando ser oficialmente informado sobre a decisão. Cabe recurso na decisão.

Voltar ao topo