Compositor busca apoio para registrar músicas

600 canções e um velho violão. Este é o patrimônio do compositor cascavelense Izaias Raul da Silva, cuja história poderia ser comum se não fosse sua obstinação pela música. De uma família de 11 irmãos, sobreviveu à perda dos pais aos 4 anos.

A música veio como alento. Sem dinheiro para comprar um violão, recorria ao vizinho mais próximo, quando ainda morava em um sítio na comunidade de Rio Isulina, em Guaraniaçu. "Quando segurei aquele instrumento nas mãos pela primeira vez, me emocionei muito. Aprendi até tomar chimarrão só para ficar perto do violão. Era um momento mágico", conta.

Mais tarde, já em Cascavel, ele não hesitou em trocar o velho fogão à lenha por um violão. Na época, tinha 16 anos e morava sozinho. Um belo dia, um homem bateu na porta da sua casa e fez a proposta. "Topei na hora. Fazia a comida em fogo de chão, mas em compensação tinha realizado um sonho".

Com o violão em mãos, as composições que antes estavam adormecidas, foram ganhando vida. Uma delas é "Solange", composta em homenagem a uma paixão de infância. Depois vieram "Escuta seu coração" e "Espaço da Vida", as mais significativas. "Nunca pensei em parar", diz Izaias que agora luta para registrar suas composições.

Ele reconhece, porém, um medo: perder as letras. "Escondo tudo o que crio em lugar bem seguro", brinca o compositor cuja maior conquista até hoje foi a classificação em quarto lugar no festival promovido pelo Sesi do Distrito Federal, em comemoração aos 50 anos da entidade.

"Estava sem dinheiro para chegar no local do evento e parei num bar. Algumas pessoas me viram com o violão na mão e pediram para eu tocar. A princípio, recusei, mas diante da possibilidade de ganhar uns trocos, toquei e cantei. Com o dinheiro da apresentação, garanti a passagem até o festival e a classificação da música `Herói do Sertão`", conta.

Com este perfil, de completa resignação e serenidade, Izaias passou a vida compondo, sempre buscando inspiração na própria vida. O reflexo desse sofrimento pode ser observado em suas músicas, extremamente simples, porém com uma visão de mundo muito particular. O contato com Izaias pode ser feito pelo celular 9124-2398.

Voltar ao topo