Grupo canadense Green Fools:
cenário curitibano.

O Green Fools Theatre, do Canadá, abre a 11.ª edição do Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, com a montagem The Blackbird Puppet, às 20h de sábado no Guairinha. Dessa vez, 44 companhias estarão em Curitiba. Serão 94 apresentações, com dez grupos internacionais, oito nacionais e 26 regionais, além de exposições, encontros, feiras e exibição de vídeos. Estão representados os estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal, e ainda França, Hungria, Espanha, Argentina, Uruguai, Estados Unidos e Japão, além do canadense.

The Blackbird Puppet, que ganhou cenário assinado pela paranaense Katia Horn, conta a história de dois irmãos, representados por dois pássaros melros, criados em mundos diferentes. Birdie é criada por um casal de fazendeiros que faz tudo para que ela se transforme em uma menina de verdade. O irmão dela é criado por uma “mãe condor”. No lugar de texto, há um visual forte e muito simbolismo. Haverá reapresentação na terça, às 15h, no mesmo Guairinha.

O aclamado grupo húngaro Mikropódium, para adultos, traz Con Anima, que tem quatro sessões no Teatro Dr. Botica, das 18h às 19h30, no domingo e na segunda. Utilizando uma linguagem visual e manipulação mista com pequenos bonecos, o espetáculo conta uma história intimista em uma praia iluminada apenas por velas. Volta ao Brasil o espanhol La Fanfarra, levando ao Teatro José Maria Santos no domingo e na segunda-feira, às 20h, Melodama, outro belíssimo espetáculo para adultos. A peça não tem texto, o que lhe dá ares de cinema mudo.

Depois do enorme sucesso do ano passado, com Romeu e Julieta Maria, o argentino El Chonchón vem com La Celestina del Retablo, dirigida ao público adulto. Usando bonecos de luva, a peça é uma nova versão de La Tragicomedia de Calixto Y Melibea, escrita por Fernando de Rojas em 1500.

Entre os espetáculos nacionais, estão os artistas do Grupo Truks e Cooperativa Paulista de Teatro de Bonecos, que apresentam segunda-feira no Guairinha a peça Vovô, em duas sessões na segunda-feira – às 15 e 17h. Com uma linguagem simples e repleta de poesia, acessível para crianças a partir de três anos de idade, o texto faz uma homenagem aos imigrantes que chegaram ao Brasil no período da guerra.

Também de São Paulo vem a Companhia Articularte, para contar na peça O Trenzinho Villa-Lobos a história do maestro Heitor Villa-Lobos. No Dr. Botica às 15 e 17h da próxima terça, o grupo usa a técnica japonesa Banraku. Em um cenário composto pela reprodução de uma locomotiva do início do século, os artistas contam a história ao som das Bachianas, entre outras obras do compositor.

Paralelamente ao evento, a Associação Paranaense de Teatro de Bonecos (APTB) apresenta a 2ª Mostra Paranaense, com apresentações nos espaços do Festival e também em hospitais e instituições de caridade, como a Santa Casa de Misericórdia, o Lar das Meninas Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o Hospital Erasto Gaertner, Lar dos Meninos do Xaxim e Hospital Pequeno Príncipe, entre outros.

***

Toda a programação está disponível no site www.teatroguaira.pr.gov.br. Ingressos a três reais, com exceção dos espetáculos de rua e nos hospitais e instituições.

continua após a publicidade

continua após a publicidade