Comitê aprova informação adicional para filmes de classificação “livre”

Brasília-DF (MJ) ? O Comitê de Classificação Indicativa da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) decidiu na última sexta-feira  que os filmes de classificação livre (indicados para a faixa etária de zero a doze anos), cujo conteúdo, imagens ou cenas tenham algum tipo de restrição quanto a exibição, deverão conter informação adicional aos responsáveis. “O filme pode ser livre , mas conter algum tipo de cena, algum tipo de dramatização, de enfoque temático ou estético que o classificador considere conveniente informar aos responsáveis”, informou o secretário Nacional de Justiça, Antônio Rodrigues de Freitas Jr.

Para a próxima reunião, a ser realizada em 24 de fevereiro de 2003, os conselheiros apresentarão um esboço de um edital de premiação das Melhores Práticas de produtos culturais veiculados no Brasil.

Segundo o secretário, jogos on-line também receberão classificação indicativa e a sua aplicação será acompanhada pelo ministério da Justiça.

Na próxima semana será aberta uma consulta pública no site do ministério da Justiça (www.mj.gov.br) sobre a criação de faixa etária intermediária entre zero e doze anos. Profissionais ligados à área e as pessoas em geral interessadas no assunto terão 60 dias, a partir da abertura da consulta, para enviar sugestões pela internet ao Comitê sobre faixa etária para filmes, programas televisivos, espetáculos públicos, jogos eletrônicos e de RPG.

Voltar ao topo