A série Receitas Brasileiras, da Melhoramentos, traz dois novos títulos assinados por Bruna Trevisani.

O livro A Cozinha Amazônica apresenta os pratos mais tradicionais da região, citando a influência, entre outras culturas, dos africanos, europeus, árabes, nordestinos e sulistas – que chegaram na Amazônia a partir do século XVIII. Mesmo com a chegada de diversas culturas, a culinária amazônica é a mais preservada, provavelmente devido à longa distância que a separa das outras regiões do País.

Já o livro A Cozinha Nordestina apresenta receitas de todos os estados do Nordeste brasileiro, exceto da Bahia que já teve um livro dedicado à sua culinária nesta mesma série.

São mais de cem receitas em cada livro, muitas delas acompanhadas de belíssimas fotos coloridas impressas em papel cuchê das principais receitas e sugestões.

E na série Novo Sabor a culinarista Sonia Wooten, em Terras e Quiches (56 páginas), acaba com a falsa fama de que preparar tortas é muito trabalhoso. Logo no início do livro a autora fala das principais tortas e quiches contando um pouco da história de cada uma, como, por exemplo, a quiche Lorraine, a torta Sacher, a tarte Linzer, a Alsace tart, a Basquet tart (a famosa sobremesa do restaurante Maxim’s, de Paris), entre tantas outras. Os principais ingredientes – farinha, líquidos, gordura, sal, açúcar e fermento -, tipos de farinha, utensílios, como assar a massa, como decorar a torta, preparar o merengue e temperatura do forno são dicas iniciais do livro.

Em Carnes para Ocasiões Especiais, Laura Tremolada Barghini oferece dicas de pratos para situações como uma reunião entre amigos, um jantar formal, um batizado ou até mesmo um casamento. Na maioria dessas ocasiões, a carne é considerada o prato principal – pensando nisso, Laura Tremolada, também autora de O grande livro da cozinha italiana, reuniu nesse livro receitas de carnes mais famosas e pedidas, de fácil preparo e custo acessível. Além disso, a autora sugere os acompanhamentos mais indicados a cada receita. No capítulo O que você precisa saber, o livro explica cada corte do boi, suas características e os usos mais apropriados – tudo acompanhado de dicas importantes sobre como comprar, escolher e tratar a carne – além de capacidade das medidas-padrão.

continua após a publicidade

continua após a publicidade