Sensualidade

Comercial com Gisele Bündchen pode sair do ar

O comercial da marca de lingerie Hope, estrelado pela modelo brasileira Gisele Bundchen está causando polêmica e corre o risco de ser retirado do ar. A peça, que está no ar em TV, internet e outdoor “Hope Ensina”, o vídeo mostra Gisele contando ao marido que bateu o carro e estourou o limite do cartão de crédito.

Na primeira versão, a história é contada com a modelo vestida. Na segunda parte, ela aparece apenas de calcinha e sutiã. Segundo a propaganda, esta seria a melhor maneira de relatar o problema sem maiores consequências.

A Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) da Presidência da República, no entanto, taxou o comercial como preconceituoso em relação às mulheres e solicitou ao Conselho Nacional de Autoregulamentação Publicitária (Conar) que suspenda a propaganda.

“‘Hope ensina’ é a campanha da empresa que ‘ensina’ como a sensualidade pode deixar qualquer homem ‘derretido’. Nela, a modelo Gisele Bundchen estimula as mulheres brasileiras a fazerem uso de seu ‘charme’ (exposição do corpo e insinuações) para amenizar possíveis reações de seus companheiros frente a incidentes do cotidiano”, declarou a secretaria, através de nota.

De acordo com a SPM, várias mulheres ligaram para a ouvidoria da secretaria, para reclamar sobre o comercial. Segundo a nota, o vídeo é sexista e promove uma visão equivocada da mulher. A propaganda promove o reforço do estereótipo equivocado da mulher como objeto sexual de seu marido e ignora os grandes avanços que temos alcançado para desconstruir práticas e pensamentos sexistas. Também apresenta conteúdo discriminatório contra a mulher, infringindo os artigos 1º e 5º da Constituição Federal”.

Em nota, a Hope afirmou que o comercial tem o objetivo de mostrar que a sensualidade natural da mulher brasileira é sua maior arma no momento de informar uma má notícia. Segundo a empresa, esse tipo de situação pode acontecer na vida de qualquer homem ou mulher.

Abaixo, a carta enviada, na íntegra:

Nota à Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM)

Em relação às denúncias recebidas por essa Secretaria por conta da campanha publicitária “HOPE ensina”, a HOPE, empresa com 45 anos de história e que sempre primou pela excelente relação com as suas consumidoras, esclarece que a propaganda teve o objetivo claro e bem definido de mostrar, de forma bem-humorada, que a sensualidade natural da mulher brasileira, reconhecida mundialmente, pode ser uma arma eficaz no momento de dar uma má notícia. E que utilizando uma lingerie HOPE seu poder de convencimento será ainda maior.

Os exemplos nunca tiveram a intenção de parecer sexistas, mas sim, cotidianos de um casal. Bater o carro, extrapolar nas compras ou ter que receber uma nova pessoa em sua casa por tempo indeterminado são fatos desagradáveis que podem acontecer na vida de qualquer casal, seja o agente da ação homem ou mulher.

Foi exatamente para evitar que fôssemos analisados sob o viés da subserviência ou dependência financeira da mulher que utilizamos a modelo Gisele Bundchen, uma das brasileiras mais bem sucedidas internacionalmente. Gisele está ali para evidenciar que todas as situações apresentadas na campanha são brincadeiras, piadas do dia-a-dia, e em hipótese alguma devem ser tomadas como depreciativas da figura feminina. Seria absurdo se nós, que vivemos da preferência das mulheres, tomássemos qualquer atitude que desvalorizasse nosso público consumidor.

Atenciosamente,

Sandra Chayo

Diretora

Confira o vídeo abaixo

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