Comédia francesa de época no Guaíra

O Caso da Rua ao Lado é uma adaptação de uma das obras-primas do repertório cômico francês, a peça de Eugène Labiche L?Affaire de la Rue Lourcine, que estreou em 1857 no Théâtre du Palais-Royal em Paris.

Escrito no século XIX, e encenado nos mais importantes teatros do mundo até os dias de hoje, o texto de Labiche como todo texto universal ultrapassa a fronteira do tempo e fala ironicamente ao homem atual sobre uma humanidade que move-se apenas por interesses e apetites.

Nossos problemas começam quando, depois de uma noitada, dois pacatos cidadãos descobrem nos seus bolsos, ao acordar, alguns objetos estranhos. Lendo o jornal, eles constatam que esses objetos poderiam ser indícios comprometedores de um crime. O que fizeram nossos amigos na noite anterior? Seriam eles os assassinos? Eles não se lembram de nada e tem início um pesadelo de acusações e mentiras em ritmo humorado e irônico.

Os diálogos seguem a linha irônica francesa: “Vamos lavar as mãos!

– Mas quem lavará nossas consciências? Não tem problema. A consciência não se vê! Em ritmo de um Vaudeville entremeado por canções, os personagens tentam escapar da culpa, da mentira, do medo – mesmo que no final nós nem saibamos mais do que eles estão fugindo (e rindo!).

O Caso da Rua ao Lado foi encenado por Patrice Chéreau na França e por Klaus Michael Grüber na Alemanha. Virou filme nas mãos de Henri Diamant-Berger em 1923 com Maurice Chevallier. Um texto que passou por várias épocas e é atual, através de uma estrutura dramática típica dos “vaudevilles”. Fala ao nosso tempo como se criado ontem.

Serviço:
Peça teatral O Caso da Rua ao Lado
Comédia de Eugène Labiche
Elenco: Luiz Fernando Guimarães, Marisa Orth, Otávio Müller, Marcus Alvisi, Rubens Araújo
Onde: Teatro Guaíra
Dia: 21 de agosto/2004
Horário: 21h

Voltar ao topo