O ator americano Clint Eastwood protagonizará e dirigirá seu novo filme, que será baseado na biografia de Neil Armstrong, o primeiro astronauta americano que desembarcou na Lua, em 1969.

O filme se intitulará “First man: The life of Neil A. Armstrong” (Primeiro homem: A vida de Neil A. Armstrong).

Eastwood, que acaba de ganhar o prêmio para a carreira entregue pelo Sindicato dos Atores (SAG), anunciou em entrevista para a revista “Variety” que comprou os direitos da biografia de Armstrong, que será editada em poucos meses pelo prêmio Pulitzer James R. Hansen. As filmagens devem começar, no máximo, em 2004.

Eastwood subirá pela segunda vez em uma nave espacial. A primeira foi quando filmou “Space cowboys” (2000), em que interpretou um astronauta veterano que foi convocado pela Nasa, em uma situação de emergência.

Vencedor de um Oscar como melhor diretor por “Os imperdoáveis” (1992), Eastwood dirigiu grandes filmes como “Bird” (1988), uma biografia de Chalie “Bird” Parker, e “Midnight in the garden of Good and Evil” (1997).

“Milhões de pessoas viram, ao vivo, Neil Armstrong caminhar sobre a Lua. Mas quem conhece aquele homem verdadeiramente? É uma pessoa muito enigmática e o livro de Hansen examina a vida privada de um homem que viveu uma profunda experiência que se refere ao mundo inteiro”, declarou Eastwood à revista “Variety”.

Clint Eastwood atualmente trabalha na pós-produção de “Mystic river”, um policial dramático, baseado em romance de Dennis Lehane, produzido e dirigido por ele mesmo e que conta com grande elenco: Sean Penn, Tim Robbins, Kevin Bacon, Laurence Fishburne, Marcia Gay Harden e Laura Linney.