Clássicos da literatura para ouvir

Dirigir, caminhar, viajar e fazer exercícios físicos ao som de um clássico da literatura mundial deixou de ser impossível. Está sendo lançado hoje, em Curitiba, o site www.audiolivro.com, primeiro do Brasil a comercializar audiolivros em língua portuguesa que podem ser baixados pela internet.

Segundo os mentores da idéia, o publicitário Pedro Bonatto e o administrador Márcio Costa, os audiolivros podem ser utilizados por todos que entendem português e tenham contato com computador. Basta acessar o site, comprar um sistema de código e, através dele, baixar um dos livros disponíveis, armazenando-o em CD ou no próprio computador. O sistema de código também pode ser adquirido na livraria Fnac do Park-shopping Barigüi, pelo preço médio de R$ 19,90.

“Os audiolivros já são bastante comuns nos Estados Unidos, sendo produzidos desde a década de 60. No Brasil, houve algumas tentativas pequenas de produzi-los, principalmente voltados a pessoas com deficiências visuais, mas nenhuma delas teve muito sucesso”, comentam Pedro e Márcio. “Os nossos audiolivros são destinados tanto a pessoas com deficiências quanto a pessoas que enxergam e queiram conhecer uma outra forma de acesso à literatura.”

No site, os visitantes poderão acessar gratuitamente um conto do escritor paranaense Fábio Marchioro. Já está disponível para venda a obra Quincas Borba, de Machado de Assis, que será cobrada no próximo concurso vestibular da UFPR. Estão em fase de produção os audiolivros As Aventuras de Sherlock Holmes, de Arthur Conan Doyle, Arte da Guerra, de Sun Tzu, Memórias de um Sargento de Milícia, de Manoel Antônio de Almeida, além de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Os audiolivros produzidos são lidos na íntegra por locutores profissionais ou pelos próprios autores das obras.

Voltar ao topo