Clássico de Molière, O Doente Imaginário vem a Curitiba, com direção de Jacqueline Laurence e estrelado por Bemvindo Sequeira e Suely Franco, o espetáculo traz ainda Carmo Dalla Vecchia, Janaína Prado, Nedira Campos, Sebastião Lemos, Nildo Parente, Felipe Wagner e Rogério Freitas.

Escrita em 1673, a peça, com elevado tom satírico, coloca em discussão a medicina e seus valores, seu poder e suas mazelas. Como centro da ação estão os doentes e médicos, as neuroses de um hipocondríaco e as inseguranças do ser humano diante da saúde, ao meio de muita intriga e romance.

Argan é o doente imaginário, rico e avarento burguês, tipo que sempre encontramos nas comédias de Molière, que sofre de hipocondria. Sua filha Angélica se apaixona pelo romântico Cleanto, enquanto o pai deseja que ela se case com um médico, dr. Diafoirus, filho e sobrinho de médicos, pois desta forma ele teria assegurados as consultas e cuidados médicos gratuitos dentro da sua própria casa.

Com a cumplicidade da fiel empregada Antonieta, Angélica corresponde-se com Cleanto, enquanto apela ao seu tio Beraldo para que convença seu pai a desistir de forçá-la a se casar com o médico Diafoirus, sobrinho do médico particular de Argan.

O Doente Imaginário

, mais uma das geniais comédias de Molière, se mantém atual por tratar do gênero humano, tornando-se assim mais um clássico cultural da humanidade.

***

No Teatro Fernanda Montenegro/Shopping Novo Batel, às 21h de hoje e amanhã e, no domingo, às 20h. Ingressos a vinte reais, hoje e domingo, e 25 amanhã.