Foto: Divulgação

Trupe circense mais famosa do mundo.

Os curitibanos finalmente poderão apreciar, a partir de hoje, o espetáculo Alegria, apresentado pela trupe do circo mais famoso do mundo, o Cirque du Soleil. As apresentações vão acontecer em uma grande tenda no estacionamento do Centro de Convenções Expotrade, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Nas terças, quartas, quintas e sextas-feiras, os shows serão às 21h; nos sábados, às 17h, e nos domingos, às 16, e 20h.

Curitiba é a primeira capital brasileira a receber o Alegria. Depois da capital paranaense, os artistas seguem para Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Ao todo, serão 250 apresentações no Brasil.

O espetáculo Alegria é um dos mais populares do Cirque du Soleil. Criado por Gilles Ste-Croix para comemorar o décimo aniversário do grupo, Alegria estreou em 1994 em Montreal, no Canadá, e já foi assistido por mais de nove milhões de pessoas em pelo menos 15 países. Durante o espetáculo, 53 artistas (bobos da corte, menestréis, mendigos, aristocratas e crianças) se revezam no palco da grande tenda, trazendo ao público um pouco da história de famílias circenses que cruzavam a Europa há alguns anos. Serão performances em camas elásticas, manipulação de facas e fogo, acrobacias com elásticos, fitas, argolas e barras, além de palhaços (um deles é o único brasileiro do espetáculo, o carioca Marcos de Oliveira Kazuo).

O diretor do show, Franco Dragone, diz que os personagens e as performances do Alegria remetem à ternura humana. Desta forma, explica ele, eles contam suas trajetórias e seus universos pessoais, sempre mostrando muita esperança e bravura ao resistir às transformações sociais que ocorriam na época. Tudo devidamente encaixado em luzes e música ao vivo.

A montagem do Cirque em Curitiba começou na semana passada. As 800 toneladas de equipamentos foram trazidas de navio e montadas delicadamente, como um grande quebra-cabeça, no estacionamento do Expotrade (o local foi escolhido pelo tamanho e pela visibilidade que dará ao circo). No local, além das cinco tendas (palco, tenda artística e tendas de recepção do público), há também restaurantes, escritórios, lavanderias, camarins e até uma escola para as crianças artistas e filhas dos componentes da trupe. Os artistas chegaram à Curitiba esta semana e dormem em hotel, cujo nome não foi divulgado pela produção do espetáculo.

Serviço

Alegria, do Cirque du Soleil, no estacionamento do Expotrade, em Pinhais (Rua Dep. João Leopoldo Jacomel, 10.454), de hoje a 7 de outubro. Ingressos: à venda no Park Shopping Barigüi.