Circuito Cultural Banco do Brasil reapresenta ?O Vampiro Contra Curitiba?

Sucesso de público e crítica, o espetáculo ?O Vampiro Contra Curitiba?, adaptação teatral de 20 contos de Dalton Trevisan, é um dos destaques do Circuito Cultural Banco do Brasil. A produção da Cia. Máscaras de Teatro será apresentada nesta terça-feira (07), a partir das 21 horas, no Guairinha, com entrada gratuita. Pede-se a doação de 2 quilos de alimentos não-perecíveis que serão encaminhados para entidades assistenciais.

Dirigida por João Luiz Fiani, a produção traz ao palco o universo da capital paranaense sob a perspectiva de Dalton Trevisan, um dos maiores contistas brasileiros. Dalton situa seus personagens em uma Curitiba da qual ele tem saudades, do tempo em que se podia passear tranqüilamente na Rua XV ou na Praça Tiradentes. Ao mesmo tempo, o espetáculo é focado na Curitiba moderna, ?feita pra turista ver?, como diz o conto ?Curitiba Revisitada?, que abre a peça. Dos 60 contos selecionados, a Cia. Máscaras chegou à seleção final de 20, aprovada pelo próprio autor, que acompanhou de perto os ensaios.

Dalton Trevisan, nasceu em Curitiba, em 1925 e sempre foi enigmático. Antes de chegar ao grande público, quando ainda era estudante de Direito, costumava lançar seus contos em modestíssimos folhetos. Em 1945 lançou seu primeiro livro: Sonata ao Luar; hoje é considerado o maior contista brasileiro, respeitado não só no Brasil, mas também fora dele; pois seus livros já foram traduzidos para o espanhol, inglês, alemão, italiano, polonês e sueco, sendo sucesso em diversos países. Ainda residindo em Curitiba, Dalton encontra-se em plena atividade. Em 2003, seu livro Pico na Veia recebeu o prêmio Portugal Telecom de Literatura, considerado hoje o maior prêmio literário do País.

Circuito Cultural – Um dos principais eventos culturais itinerantes do País, o Circuito Cultural Banco do Brasil percorrerá 16 cidades em 2006 levando o melhor da arte e cultura. De abril a dezembro, Belém, Brasília, Belo Horizonte, Teresina, Curitiba, Manaus, Salvador, Anápolis, Florianópolis, Campinas, Rio Branco, Londrina, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Recife e Governador Valadares recebem eventos musicais, de artes cênicas (teatro e dança), exposições (artes plásticas e fotografia), programas educativos (oficinas, seminários, palestras etc.) e mostras audiovisuais.

Com uma mescla de artistas locais e consagrados, o Circuito colabora para a democratização do acesso à cultura ao oferecer atrações de relevância nacional e internacional, gratuitas ou a preços populares, a diversas cidades do Brasil. Parte da bilheteria e a totalidade dos alimentos arrecadados em cada etapa são revertidos a programas sociais. Tendo cumprido 121 etapas desde 1999, o Circuito Cultural já percorreu 32 cidades e recebeu um público de mais de 1,2 milhão de pessoas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.