O projeto Cinema nos Bairros vai neste final de mês para os bairros Parolin e Vila Sabará (CIC). Hoje, o filme As Bicicletas de Belleville será exibido na sede do Exército da Salvação, no Parolin, em dois horários, às 9h30 e 15 horas. Na terça-feira da semana que vem, dia 31/05, o mesmo filme será mostrado na Escola Municipal Mansur Guérios, na Vila Sabará, às 14 horas. Todas as sessões são gratuitas.

As Bicicletas de Belleville (2003), dirigido por Silvayn Chomet, é um desenho animado francês que tem como pano de fundo a mais famosa corrida ciclística do mundo, o ?Tour de France?. No filme, o menino Champion foi treinado pela sua avó, Madame Souza, para ser um dos vencedores do circuito, mas durante a disputa o garoto é seqüestrado por dois homens misteriosos. Madame Souza e seu fiel cachorro Bruno vão em busca de Champion e se envolvem numa série de aventuras para tentar resgatá-lo.

Cinema nos Bairros foi criado para facilitar à população o acesso a produções de vídeo e cinema, com exibições gratuitas nos bairros da cidade. O projeto tem exibições semanais em escolas, Ruas da Cidadania, salões paroquiais ou de associações de moradores e espaços de outras instituições parceiras no projeto, com curadoria de Chico Alves e produção de Gigio Venturelli.

Também são feitas demonstrações para as crianças de como funcionam os projetores e uma pequena análise de cada filme, para despertar o interesse pela arte do cinema. A programação também inclui filmes de cineastas paranaenses, para valorizar a produção cultural do Estado. O projeto tem uma estimativa de atendimento anual de 100 mil pessoas.