Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira, 10, revelou que ir ao cinema é a atividade cultural mais praticada pelos paulistanos, seguida de idas a centro culturais e shows. O estudo apontou que 24% da população, 2,4 milhões de pessoas, não frequenta nenhuma atividade cultural.

continua após a publicidade

Encomendada pela Rede Nossa São Paulo ao Ibope Inteligência, a pesquisa Viver em São Paulo: Cultura foi apresentada na manhã de terça-feira, 10, no Sesc Vila Mariana. Foi apontado que as bibliotecas têm a menor frequência de uso (35% dos entrevistados dizem utilizar). Por outro lado, seis em cada dez paulistanos afirmam ter lido um livro, pelo menos em parte, nos últimos três meses.

continua após a publicidade

Quatro variáveis diferenciam aqueles que frequentam todas as atividades mencionadas e quem respondeu que não frequenta nenhuma: escolaridade, classe social, renda familiar e cor da pele.

continua após a publicidade

Sobre grandes eventos culturais gratuitos, a maioria (76%) diz frequentar. A segurança é citada como principal motivo entre os 24% dos entrevistados que não vão aos eventos.

A pesquisa “Viver em São Paulo: Cultura” entrevistou 800 paulistanos com 16 anos ou mais, em dezembro de 2017. Essa é a primeira edição, portanto ainda não é possível comparar com dados passados.

Porém, em 2014, a consultoria JLeiva Cultura & Esporte divulgou resultados da pesquisa “Cultura em SP: Hábitos Culturais dos Paulistas”, feita em parceria com o Datafolha. A amostra de ambos os trabalhos tem semelhanças, embora a metodologia seja diferente.

Naquela ocasião, o cinema também se destacava como atividade cultural preferida dos paulistanos (a pesquisa foi dividida por cidades). O principal motivo que impedia os paulistanos de frequentarem as atividades, apontado em 2014, foi a falta de interesse, e não as condições econômicas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.