Sessões de cinema em praça pública, como acontece no filme Cinema Paradiso, estão se multiplicando pelo Brasil. As exibições criadas pelo diretor Alberto Graça com o Instituto de Cultura em Movimento (Icem) ocorrem também em escolas, associações comunitárias e em todas as universidades públicas. Em três anos, filmes brasileiros chegaram a mais de 650 mil espectadores em 3.700 sessões.

A intenção dos organizadores agora é ampliar o alcance da iniciativa, fazendo uma parceria com o Ministério da Educação. Em audiência com o ministro Cristovam Buarque hoje, 22, o assunto foi discutido com o filho de Betinho, Daniel Souza, integrante do Icem. O ministro considerou a proposta interessante e disse a Souza que o projeto cai como uma luva no objetivo da Escola Ideal, programa que está sendo elaborado pelo MEC.

Daniel de Souza retorna na próxima terça-feira, acompanhado pelo diretor Graça, para começar a elaborar a parceria com o secretário executivo, Rubem Fonseca.  O Cinema em Movimento é exibido nos circuitos comunitário e universitário em todos os estados. Os organizadores capacitam agentes nas comunidades, que recebem um vídeo e um projetor. Foram exibidos filmes como Cidade de Deus, Amores Possíveis e Deus é Brasileiro. Segundo Souza, “não se trata apenas de exibições. As sessões são acompanhadas de debates e questionários respondidos pelos espectadores”.

Daniel de Souza firmou uma parceria com o Ministério da Saúde recentemente. Na última exibição, ocorrida há cerca de 15 dias, houve uma campanha de prevenção à Aids.
O Icem faz quatro séries anuais, simultaneamente em todos os estados. Durante uma semana, o filme, escolhido de acordo com o público local, é exibido quase sempre em mais de uma sessão. O instituto é patrocinado pela BR Distribuidora e outras empresas.

continua após a publicidade

continua após a publicidade