Cinema brasileiro fica de fora da disputa pelo Oscar

Cidade de Deus é vítima de mais uma injustiça, agora de Hollywood. O filme de Fernando Meirelles, apesar da torcida de milhares de brasileiros que adoraram a história das crianças vítimas da injustiça social e do flagelo da miséria e da violência, não está entre os cinco indicados ao Oscar de produção estrangeira. No geral, as nomeações, anunciadas ontem, não causaram nenhuma surpresa, apesar da frustração nacional.

Digna de admiração, no entanto, é a performance de Fale com ela, notável trabalho do espanhol Pedro Almodóvar. O filme tirou o Globo de Ouro de Cidade de Deus e, por não ser indicado pela Espanha para concorrer na categoria do brasileiro, sua ausência daria chance para Fernando Meirelles. Pois bem, ausente de uma categoria, o espanhol acabou indicado a melhor diretor, ao lado de Martin Scorsese, Stephen Daldra, Rob Marshall e Roman Polanski. Fale com ela também concorre para melhor roteiro.

O favorito para melhor filme é Chicago, que depois de grande sucesso na Broadway, chega ao cinema com direção de Rob Marshall. O musical recebeu treze indicações. O vice-líder de nomeações é Gangues de Nova York, incluído em dez categorias, seguida de perto por As horas (nove indicações). Para melhor filme também concorre O pianista, que estréia no Brasil, no próximo mês, e que pode dar a Roman Polanski o troféu de melhor diretor. Detalhe: Polanski está foragido dos EUA desde 1978, por ter feito sexo com uma menor de idade. E, depois de treze indicações em 2002, O Senhor dos Anéis – As duas torres está também no páreo de melhor filme, mas com só cinco nomeações no total.

A festa, a 75.ª realizada pela Academia de Hollywood, será dia 23 de março e um brasileiro ainda poderá fazer celebrações: Caetano Veloso. É que a canção Bum it Blue, que tem ele e Lila Downs como intérpretes, concorre a melhor música (filme Frida). Por ironia da sorte de Cidade de Deus, Pedro Almodóvar homenageia Caetano em Fale com ela, onde comparece cantando Cucurucucu Paloma.

Principais concorrentes

A lista dos indicados para o Oscar 2003, anunciadas ontem pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, é a seguinte:

Filme: Chicago, Gangues de Nova York, As horas, O Senhor dos Anéis II – As duas torres e O pianista.

Diretor: Martin Scorsese (Gangues de Nova York),

Stephen Daldry (As horas), Rob Marshall (Chicago)

Roman Polanski (O pianista) e Pedro Almódovar (Fale com ela)

Ator: Jack Nicholson (As confissões de Schmidt),

Daniel Day-Lewis (Gangues de Nova York), Michael Caine (O americano tranqüilo), Nicolas Cage (Adaptação) e

Adrien Brody (O pianista)

Atriz: Nicole Kidman (As horas), Juliane Moore (Longe do paraíso), Renee Zellwegger (Chicago), Salma Hayek (Frida) e Diane Lane (Infidelidade)

Atriz coadjuvante: Meryl Streep (Adaptação), Catherine Zeta-Jones (Chicago), Kathy Bates (As confissões de Schmidt), Juliane Moore (As horas) e Queen Latifah (Chicago)

Ator coadjuvante: Chris Cooper (Adaptação), Ed Harris (As horas), Paul Newman (Estrada para Perdição) John C. Reilly (Chicago) e Christopher Walken (Prenda-me se puder)

Filme estrangeiro: O crime do Padre Amaro-México,

Hero-China, O homem sem passado-Finlândia, Nowhere in Africa-Alemanha e Zu e Zo-Holanda

Roteiro original: Longe do paraíso, Gangues de Nova York,

Meu casamento grego, Fale com ela, e E sua mãe também

Roteiro adaptado: Um grande garoto, Adaptação, Chicago, As horas e O pianista

Efeitos Especiais: O Senhor dos Anéis: As duas torres,

Homem-Aranha, Star Wars: Episódio II – Ataque dos clones

Fotografia: Edward Lachman (Longe do paraíso), Conrad L. Hall (Estrada para Perdição), Dion Beebe (Chicago),

Michael Ballhaus (Gangues de Nova York) e Pawel Edelman (O pianista)

Canção: I Move On (Chicago), The Hands That Built America (Gangues de Nova York), Father And Daughter (Os Thornberrys – O Filme), Lose Yourself (8 Mile – Rua das Ilusões) e Burn It Blue (Frida)

Longa-Metragem de Animação: A Era do Gelo, Lilo and Stitch, Spirit – O corcel indomável, Spirited Away – A Viagem de Chihiro e Planeta do Tesouro.

Leia mais sobre o Oscar na página exclusiva do SBT

– Site oficial do Oscar 

Homenagem a Lewgoy

Em homenagem a José Lewgoy – que faleceu nesta segunda-feira, o Canal Brasil altera sua programação noturna do próximo sábado. Às 19h30, o Cinejornal Especial dá lugar à reapresentação do programa Retratos Brasileiros com uma biografia exclusiva do ator, um dos mais versáteis e expressivos do cinema brasileiro. E, a partir das 23h, uma maratona com alguns dos principais filmes em que atuou nos seus mais de 50 anos de carreira.

Lewgoy nasceu em Alfredo Chaves, hoje Veranópolis, no Rio Grande do Sul. Estudante da Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas de Porto Alegre, iniciou suas atividades artísticas no Teatro do Estudante, no começo dos anos 40. Logo depois, ganhou uma bolsa de estudos para um curso de teatro na Universidade de Yale, ficando três anos nos Estados Unidos.

A estréia nos cinemas veio em 1949, com o filme Quando a Noite Acaba, de Fernando de Barros, que também dá seu depoimento durante o programa. Com mais de oitenta longas-metragens no currículo, o ator foi, inclusive, dirigido por cineastas estrangeiros, como Werner Herzog, com quem ficou mais de um ano filmando Fitzcarraldo, ao lado de Klaus Kinski.

Entre os filmes em que atuou estão Terra em Transe (1967), O Beijo da Mulher-Aranha (1985) e no recente A Hora Mágica (1999). Na TV, participou de novelas como Água Viva (1980) e Anjo Mau (1998).

Voltar ao topo