“Cine Rincão”, dos brasileiros Fernando Grostein Andrade e Fernanda Fernandes, e “El General”, do boliviano Diego Pino Zamora, são dois dos dez finalistas do festival de curtas do YouTube, Your Filme Festival, que também serão projetados no Festival de Veneza.

continua após a publicidade

Baseado em fatos reais, “Cine Rincão” narra a história de Paulo Eduardo, um jovem da periferia de São Paulo, que aos 15 anos levou um tiro no peito e conseguiu sobreviver, enquanto “El general” conta a história de um jovem que sonha crescer em sua carreira militar.

“La culpa”, da Espanha; “North Atlantic”, produzido entre Reino Unido e Portugal; “This Time”, do Egito; “Super.Full.”, do Líbano; “Bat Eyes” e “Scruples”, da Austrália, e os americanos “88:88” e “The Drought” completam a lista dos dez curtas finalistas do “festival online”, que oferece uma premiação de US$ 500 mil.

Após a seleção dos dez finalistas entre mais de 15 mil candidatos, uma escolha que contou somente com votos populares, os curtas serão avaliados pelo júri especial do festival, que destaca a presença Ridley Scott e Michael Fassbender.

continua após a publicidade

Organizado pelo YouTube e pela companhia aérea Emirates, o Your Filme Festival já recebeu mais de 3,8 milhões de visitas em sua página (http://www.youtube.com/user/yourfilmfestival), onde os curtas ainda estão sendo exibidos.