Cinco décadas de pintura de Ado Malagoli

A exposição Matéria e Cor -Percurso Pictórico de Malagoli resgata cinco décadas da pintura do paulista Ado Malagoli (1906-1994), que a partir de 1951 integrou-se, definitivamente, ao meio político e cultural do Rio Grande do Sul. São 43 obras, pinturas a óleo sobre tela ou madeira, que abordam os temas prediletos do artista, como a figura humana, muito presente em toda a produção, a paisagem sulista, o casario, a natureza morta e a tragédia. O público poderá visitar a mostra entre 16 de maio e 2 de setembro. A abertura desta mostra marca a comemoração da Semana Nacional dos Museus, entre 15 e 18 de maio.

Modernista por essência, Malagoli foi um grande admirador de Rembrandt e Cèzzanne. Durante toda a sua trajetória, manteve-se fiel à pintura a óleo e defendeu que para pintar era necessário dominar a técnica. ?É importante tomar em consideração que todo o aluno que procura a escola para se aperfeiçoar nas lides artísticas vai em busca da técnica e não do talento, do qual ele já se supõe dotado.?

Serviço

Exposição: Matéria e Cor -Percurso Pictórico de Malagoli – Abertura convidados: 15 de maio- Abertura para o público: 16 de maio. Período de exibição: até 2 de setembro, no Museu Oscar Niemeyer.

Voltar ao topo