Cidades do Litoral do Paraná recebem cinema e teatro na areia

DSC_0088.jpgOs veranistas e moradores do litoral paranaense têm mais opções de lazer e cultura durante os meses de janeiro e fevereiro. A Secretaria do Meio Ambiente e o IAP (Instituto Ambiental do Paraná) lançaram nesta terça-feira (03) o projeto ?Cinema e Teatro na Areia? em Antonina e Morretes ? duas das seis cidades litorâneas do Paraná. ?A idéia é discutir as questões ambientais aproveitando o espaço cultural durante a temporada de verão, oferecendo qualidade de vida e consciência ambiental?, disse o secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida.

O projeto que atende ainda as cidades de Matinhos, Caiobá, Guaratuba, Shangrilá vai levar informações sobre a importância da preservação ambiental, através de filmes e peças teatrais apresentadas na areia das praias e pontos turísticos das cidades litorâneas. O IPA montou um itinerário de peças e filmes que serão apresentados a cada semana em todos os balneários paranaenses.

A divulgação está sendo feita sem qualquer distribuição de papel ou folder. ?Estamos evitando tudo que possa virar lixo e poluir o nosso litoral. A divulgação está sendo feita de casa em casa pelos performáticos – atores do projeto Fera da Secretaria de Educação?, disse o presidente do IAP, Rasca Rodrigues. Segundo ele, os performáticos usam roupas relacionadas às peças e filmes que serão exibidos e convidam a população a participar dos eventos.

Peça de estréia

Em Morretes, a peça de estréia foi ?Se o Homem é Bobo o Eco é Lógico?. A autora, produtora e diretora Salete Cercal mostra com uma fábula ecológica a importância dos quatro elementos ? água, fogo, ar e terra. Esta peça deverá ser exibida durante a primeira semana de programação em 12 apresentações, sendo duas exibições diárias às 21horas e 22h30. (confira o cronograma em anexo).

?A iniciativa é maravilhosa, principalmente porque parte de um órgão governamental. O teatro tem uma linguagem didática de fácil alcance e rápido aprendizado, garantindo a aproximação do público com a questão ambiental para as crianças que são os multiplicadores de informações?, disse Salete Cercal.

O espetáculo infantil com 50 minutos de duração foi montado em 1990 para alunos de 1a a 4a série do ensino fundamental e vem sendo atualizado pela autora. O elenco é composto por Salete Cercal, Neilor Turra, Vanessa Cançado, Luíz Miguel Berberi, Geni Cruz. A sonoplastia é feita por Jorge Lazzaris Júnior.

O secretário da Cultura e Lazer de Morretes, Rogério Luis Tonetti, disse esse tipo de parceria, entre a prefeitura e o Governo do Estado, deve acontecer durante todo o ano. ?É muito importante para Morretes que ações de educação ambiental aconteçam também durante o período escolar porque a nossa cidade é uma área de preservação importante para o litoral e para o Paraná?, afirmou.

Cinema

Em Antonina foi exibido o filme Janela da Alma – dirigido por João Jardim e Walter Carvalho e premiado no Festival Internacional de Cinema. A produção nacional lançada em 2002 tem 73 minutos de duração e o elenco é composto por atores, diretores, músicos e escritores como José Saramago, Win Wenders, Hermeto Pascoal, Marieta Severo, João Ubaldo Ribeiro , Walter Lima Jr, entre outros.

O filme fala de 19 pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O escritor e prêmio Nobel da Literatura, José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens.

A coordenadora do projeto pelo IAP, Fátima Jacob, disse que os cronogramas estão sendo montados de acordo com a aceitação do público. ?Se sentirmos que um filme está agradando mais mudamos a grade. O objetivo é oferecer assuntos de interesse para toda a família durante a temporada de verão?.

Fátima Jacob disse ainda que nesta quarta-feira (04) o cinema será apresentado em Morretes e o teatro em Antonina. Na próxima quinta-feira (05) o teatro será apresentado em Matinhos e o Cinema em Shangrilá. A grade de programação ainda está sendo fechada pela coordenação do projeto e será divulgada ainda esta semana.

Voltar ao topo