Ciclo de música dá palestra sobre blues

Um estilo de música sem limites. Esse é o tema da palestra "Blues sem fronteiras", que será ministrada por Carlos Augusto de Oliveira, hoje, às 19h, na Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Estação. Em seguida, haverá um pocket-show acústico de gaita e violão com a banda Mister Jack.

Os eventos são gratuitos e fazem parte do projeto "Ciclo de Música" – realizado a cada 15 dias pela maior rede de livrarias do Sul do Brasil e sempre voltado aos ritmos que não tocam no grande cenário artístico.

Ex-proprietário da casa de discos Jukebox, musicômano, rockólatra e blues-maníaco, Carlos também experimentou durante 15 anos o universo das rádios FMs na tentativa de conquistar outros apaixonados pelo som. Na apresentação, ele vai falar sobre a origem, significado, tendências, diferenciais, hábitos, valores e locais onde se ouve esse tipo de melodia.

Significado

A origem do blues está essencialmente ligada à população negra americana. Com simplicidade, sensualidade, poesia, humor e ironia, o ritmo pode ser visto como um reflexo das qualidades e as atitudes das minorias por mais de um século.

A definição e o mais importante sobre o ritmo é seu significado além da música – que faz uma referência a um estado de espírito. Costumava-se dizer que os negros cantavam este tipo de música para se livrar da tristeza.

Voltar ao topo