É difícil encontrar um brasileiro que nunca tenha cantado a música “Ó abre alas, que eu quero passar…” em um carnaval por aí (ouça a música abaixo). Nesta quarta (18) a compositora e maestrina carioca Chiquinha Gonzaga, a autora desta marchinha de carnaval, foi homenageada hoje pelo Google relembrando a data em que completa 171 anos do seu nascimento.

Chiquinha Gonzaga destaca-se na história da cultura musical brasileira por ser a criadora da primeira marcha de carnaval do país, a primeira pianista de choro e a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Chiquinha começou sua carreira na música por volta de 1877 e despontou com a marcha “Ó Abre Alas” em 1899. Em 1934, aos 87 anos, escreveu sua última composição, a partitura da peça “Maria”.

Chiquinha gonzaga - Foto: Reprodução Wikipedia
Chiquinha gonzaga – Foto: Reprodução Wikipedia

Francisca Edwiges Neves Gonzaga, nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro e faleceu em 28 de fevereiro de 1935. Sua obra é tida como referência até hoje, sendo retratada como personagem no cinema e na televisão. Veja na playlist abaixo algumas das músicas de Chiquinha Gonzaga.

Ouça a playlist com músicas de Chiquinha Gonzaga no Youtube

*Com informações do site oficial e Wikipedia.