A jovem chinesa Wen Xiayu é a nova vencedora do concurso de beleza mais famoso do planeta, o Miss Mundo, que no sábado (18) realizou sua 62ª edição na cidade de Ordos, na região autônoma da Mongólia Interior (norte da China).

continua após a publicidade

Diante de uma eufórica platéia, Wen se tornou na segunda mulher chinesa a ganhar este concurso, já que a modelo Zhang Zilin venceu o Miss Mundo em 2007, que também foi disputado “em casa”.

Wen, de 23 anos, herda a coroa da venezuelana Ivian Sarcos, vencedora do concurso em 2011. Apesar desta edição não ter favorecido as candidatas latino-americanas, a brasileira Mariana Notarangelo, a mexicana Mariana Berumen e a espanhola Aránzazu Estévez ficaram entre as 15 finalistas.

A jovem chinesa, que é estudante de música, aparecia como uma das favoritas desde os primeiros instantes do concurso, quando surpreendeu a todos com seu enorme talento como cantora, uma voz de soprano que deixou o público calado.

continua após a publicidade

A galesa Sophie Moulds, uma das favoritas para os especialistas, ficou em segundo lugar no concurso e ganhou o prêmio “Miss Beach Fashion”, enquanto a terceira colocada foi a australiana Jessica Kahawaty.

Nesta edição, o concurso Miss Mundo 2012 apresentou várias novidades, como a primeira participação de representantes da Guiné Equatorial (Jennifer Riveiro), do Gabão e do país mais jovem do planeta, Sudão do Sul, cuja representante, Atong Demach, levou o primeiro prêmio da noite (Miss Top Model).

continua após a publicidade

Também apareceu como novidade o chamado “Prêmio Multimídia”, dado à modelo que conseguisse ser mais popular nas redes sociais. O prêmio, que quase acabou nas mãos da mexicana Mariana Berumen, uma das grandes favoritas, ficou nas mãos da indiana Vanya Mishra.

As participantes latino-americanas terminaram essa edição de 2012 sem conquistar nenhum prêmio, mas se mostraram contentes pela experiência de ter passado um mês na China conhecendo a cultura oriental e as meninas de todo o mundo.