Chico Mello faz palestra na Oficina

O compositor paranaense Chico Mello participa da 24ª Oficina de Música de Curitiba proferindo uma palestra nesta terça-feira (10), às 19h, no Teatro da Caixa (R. Conselheiro Laurindo, 280). Com o tema "Falando sobre música", o compositor aborda os diversos aspectos da produção musical contemporânea, especialmente na área de música experimental, a partir de sua experiência com grupos do Brasil e da Alemanha, onde atualmente reside e trabalha.

Chico Mello estudou composição no Brasil com José Penalva e Hans Joachim Koellreuter, e na Alemanha com Dieter Schnebel e Witold Szalonek. Também estudou canto indiano (Drupad) com Amélia Cuni em Berlim. É formado em Violão pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1985), Medicina pela UFPR (1981) e Composição e Teoria Musical pela Hochschule der Künste, Berlim (1992). Participou dos Cursos Latinoamericanos de Música Contemporânea (Uruguay, Brasil) e dos Festivais de Darmstadt (Alemanha).

O músico lecionou Harmonia, Violão e Orquestração na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (1980-1985), Violão na Musikschule Neuköln, Berlim, (1989-1993) e Improvisação e eletrônica ao vivo na Hochschule der Künste, Berlim (1991-1992). De 1979 a 1985 trabalhou como arranjador, compositor e instrumentista em grupos de música popular e música experimental no Brasil.

Chico Mello reside na Alemanha desde 1987. Regularmente recebe encomendas para a composição de obras experimentais para solistas, conjuntos de câmera e orquestras sinfônicas, e participa de festivais internacionais de música contemporânea e de música improvisada, como Donaueschinger Musiktagen, Inventionen – Berlim, Pro Musica Nova – Bremem, Klang Aktionen, Musica Viva – Munique, Festival International de Musique Eletroacustique de Bourges – França, Festival Música Nova – São Paulo, entre outros.

Realiza projetos em música minimalista, com o artista de multimeios Arnold Dreyblatt, em teatro musical, com o compositor alemão Dieter Schnebel e o suíço Daniel Ott, em Música Brasileira De(s)composta, com a violonista e compositora brasileira Silvia Ocougne, e em música silenciosa, com o grupo "Wandelweiser Komponisten Ensemble".

Realiza performances com releituras da MPB e compõe música para teatro. De 1997 a 1999, foi diretor artístico do grupo ContempoSonoro, de Curitiba. Foi curador do festival "Escuta", Rio de Janeiro (1998 e 2000), da seção de Música Contemporânea da Oficina de Música de Curitiba (2002-2003), e do Festival "MärzMusik", de Berlim (2005).

Serviço
24ª Oficina de Música de Curitiba
Palestra "Falando sobre música", com o compositor Chico Mello
Teatro da Caixa – R. Conselheiro Laurindo, 280
Terça-feira, 10 de janeiro, às 19h
Ingressos: R$ 3,00 ou um quilo de alimento não perecível.

Voltar ao topo