Cozinhou muito!

Chef de Curitiba passa pelo primeiro desafio do MasterChef Profissionais

Chefe André Pionteke, de Curitiba, conquistou a dólmã no reality show MasterChef profissionais. Foto: Divulgação/Band.
Chefe André Pionteke, de Curitiba, conquistou a dólmã no reality show MasterChef profissionais. Foto: Divulgação/Band.

No primeiro episódio da terceira temporada do programa MasterChef Profissionais os chefs passaram por duelos ou provas entre quatro integrantes para garantir a dólmã que dá acesso ao programa. O episódio já mostrou que os chefs selecionados possuem grande conhecimento de técnicas, ingredientes e vasta experiência profissional – alguns cozinham há anos em restaurantes do exterior, outros fazem parte do staff de locais renomados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Pelos pratos apresentados, muito provavelmente, teremos uma temporada bastante disputada e com alto nível gastronômico. O curitibano André Fontana, de 28 anos, passou pelo primeiro desafio no reality e conquistou a dólmã.

Para decidir quem fica no programa, os participantes foram separados por especialidades: mediterrânea, finger food, fusion Brasil e França, confeitaria e culinária asiática. Sete competidores já garantiram a vaga no reality, incluindo o curitibano Andre Luis Fontana Pionteke. William, Thales, Roberta, Heaven, Rafael e Alex foram os outros chefs que venceram as provas. Os outros sete competidores serão conhecidos apenas no segundo episódio do programa, na próxima terça-feira (29).

Chefs de Curitiba

Andre Pionteke atualmente comanda a cozinha no restaurante Mamma Mia Gastronomia, em Imbituba, em Santa Catarina. Mas foi em Curitiba que ele começou e desenvolveu grande parte da sua carreira, com passagens pelos restaurantes cozinhas do C la Vie, Tuna, Thai, Cantina do Délio, Estofaria Bar e Hotel Bourbon. O curitibano participou da última prova: de culinária asiática, que juntou competidores bastante organizados, concentrados e com muita habilidade. Os pratos dos quatro participantes foram elogiados pelo trio de jurados Paola Carosella, Erick Jacquin e Henrique Fogaça. O chef Andre preparou uma barriga de porco laqueada na redução de dashi e bok choy, que ficou com sabor “forte e potente”, de acordo com o chef Fogaça.

Curitiba também foi representada no programa com o participante Getúlio, atualmente no Rause café e com passagens pelos restaurantes Jacobina e La Varenne. Paulista radicado em Curitiba, o chef participou da prova de cozinha fusion francesa e brasileira, mas foi eliminado ao preparar um pirarucu com foie gras com espuma de maracujá e arroz de legumes. Embora seu tempero tenha recebido elogios, o peixe acabou não chegando no ponto, o que resultou na eliminação do participante. O chef ainda tem mais uma chance de voltar ao programa com a repescagem que acontece no próximo episódio.

Os embates entre os candidatos já deram o tom de emoção e desespero que o programa costuma ter. Alguns chefs se atrapalharam com o tempo – como Tatiana que entregou um trio de finger foods apenas com dois preparos -, outros esqueceram de pegar ingredientes na cozinha e alguns erraram no sabor. Entretanto, muitos outros momentos de tensão devem seguir nos próximos capítulos. Essa temporada do MasterChef Profissionais terá a maior prova da história do programa: uma refeição para 350 pessoas em um jogo de basquete. Outra novidade será uma prova na natureza, que exigirá que os competidores façam o próprio fogo para poder cozinhar.

MasterChef Profissionais começa com curitibano na disputa

Voltar ao topo