Com o objetivo de se tornar mais conhecido da população em geral, o Centro de Criatividade de Curitiba (CCC) passou por um grande processo de revitalização de sua programação visual nos últimos meses.

A nova “cara” do local inclui pinturas externas com cores vivas, mudança da marca – que antes era a letra “C” estilizada e agora é uma mão de cor alaranjada – e a sinalização dentro do centro. E a idéia de se tornar mais visível parece que vem dando certo: se há um ano o local contava com cerca de 100 alunos, hoje já são pelo menos 500. O CCC fica no Parque São Lourenço.

Toda a criação do projeto de revitalização, bem como a execução dele, durou cerca de um ano e meio. Como conta o designer e um dos responsáveis pelo projeto, Ludger Tamaoki, antes de começar o trabalho foi realizada uma pesquisa informal com as pessoas que passavam pelo local para saber se o centro era conhecido ou não.

“Constatamos que nem quem mora nas proximidades ou freqüenta o Parque São Lourenço não sabe qual a finalidade do centro de criatividade”, diz ele. De posse dessa informação, Tamaoki e sua equipe passaram a criar a primeira grande mudança: uma marca nova para o local. “A letra C não transmitia ao público o que o centro era de verdade. Já a mão sim, pois com elas você faz quase tudo que é ligado à arte, que é o que acontece aqui dentro”, comenta.

A pintura externa é bastante lúdica e conta com trechos de poemas Helena Kolody e Paulo Leminski. “São desenhos lúdicos para trazer as pessoas aqui pra dentro, mostrar a elas que o centro não é um local apenas para conhecedores de cultura, mas sim para todos os públicos. Nossa idéia é tentar não restringir o público que freqüenta o centro”, diz Tamaoki.

Dentro do centro tudo mudou também. Ao entrar no local já é possível ficar por dentro de tudo que acontece por lá: as plaquinhas de sinalização penduradas no teto indicam as atividades e as salas que elas ocorrem. “Criamos também os murais para cada atividade, para que os freqüentadores do centro possam informar e se informar”, conta o designer.

Qualquer pessoa pode se inscrever nos cursos que o centro de criatividade oferece. As taxas são mais baratas do que em outros locais e as aulas são ministradas por profissionais qualificados.

São cursos das mais variadas áreas, desde cerâmica, pintura, escultura e marchetaria, até dança de salão, tecelagem, teatro, música e ioga. O telefone da secretaria de cursos é 41-3313-7192. O centro fica na Rua Mateus Leme, 4700.