O centenário de nascimento do professor David Carneiro, comemorado no dia 29 deste mês, será marcado com exposição na Biblioteca Pública do Paraná. A mostra “Um olhar sobre a história do Paraná”, que será aberta nesta quinta-feira (18), no hall do 2.º andar, vai reunir as obras do homenageado (parte do acervo da Biblioteca) e material publicado em jornais. A exposição pode ser visitada até o próximo dia 31.

David Carneiro nasceu em Curitiba. O ponto de partida para suas longas pesquisas foi na Lapa. Naquele município tomou ciência da rica história de lutas da cidade e de seus habitantes. Seus trabalhos engrandeceram e esclareceram detalhes da história do Paraná e valorizaram os heróis do Cerco da Lapa, evidenciando sua contribuição para a consolidação da República.

Com o prematuro falecimento do pai, David Carneiro assumiu os negócios de erva-mate. Dali passaria, mais tarde, a trabalhar com uma cadeia de cinemas. Entretanto, muito cedo havia publicado seus primeiros livros e logo percebeu que se lado intelectual falava mais alto do que outras atividades.