Cascavelenses participam de Encontro Interamericano de Dança

Após um encontro de uma semana no mês de junho em Assunção, no Paraguai, membros da classe da área artística de Cascavel retornam, nesta quarta-feira, à capital paraguaia para um novo intercâmbio cultural. Desta vez, acompanhados por bailarinos e coreógrafos que participarão do 12º Encontro Interamericano de Dança, que acontece no teatro do Centro Paraguaio Japonês. A comitiva ficará alojada no Instituto Geográfico Militar e retorna no domingo, dia 23.

Treze bailarinos representando as modalidades balé clássico, contemporâneo,  street dance e capoeira participam da viagem. De acordo com o secretário da Cultura, Júlio César Fernandes, o convite para este encontro partiu dos contatos obtidos na viagem realizada no final do mês passado.

"O Conselho Diretor do Fundo Nacional da Cultura e das Artes (Fondec), através de Katty Ortega, teve a iniciativa de convidar Cascavel para o evento. A partir disso, alguns bailarinos de Cascavel foram convidados para fazer parte de uma delegação, com o intuito de fomentar ainda mais o intercâmbio entre os países do mercosul", frisa. Segundo a professora de dança do Colégio Cristo Rei, Graziela Leme, o encontro, além de apresentar a arte local aos países vizinhos, representa muito para os alunos participantes. "Três deles são meus alunos e esta viagem só tende a acrescentar", relata.

Para a professora Leandra Vagliatti, o principal benefício do encontro está projetado na integração que se forma entre os bailarinos paraguaios e os brasileiros. "Independente do nível em que se encontram, todos podem tirar bom proveito se souberem fazer trocas e receber informações", diz ela. "Além disso, em oportunidades como esta, os alunos se esforçam para levar o melhor de si, o que resulta num crescimento natural", acrescenta. A viagem é uma realização da Prefeitura de Cascavel, através da Secretaria da Cultura, com apoio cultural da Edotur Transporte.

Voltar ao topo