Casa João Turin abre mostra de escultor curitibano

O escultor curitibano Adolph David abre nesta quarta-feira ( 1°), às 18h30, a sua primeira exposição individual na Casa João Turin. A mostra reúne 30 peças, entre bustos, baixos relevos, maquetes, troféus, medalhas comemorativas e documentos. O artista, de 81 anos de idade, destaca de seu acervo a peça ?Quatro Estações? – representada por mulheres que correspondem à primavera, verão, outono e inverno – esculpida em gesso no ano de 1948. A mostra, com entrada franca, permanece aberta até o dia 13 de setembro.

Curiosamente, com 65 anos de carreira, o escultor vai apresentar suas obras pela primeira vez na Casa João Turin. Artista de poucas exposições, David conta que a expectativa é bem positiva. "Para mim, a escultura é uma arte que eu adoro. É sempre um desafio", comenta o mestre, que tem a admiração dos seus ex-alunos, hoje escultores reconhecidos como Elvo Benito Damo, Denise Wendt e João Moro.

O artista – O escultor, nascido em Curitiba no dia 15 de setembro de 1925, possui um currículo digno de inveja. Trabalhou como aprendiz com o escultor paulista Mario Rafael Piazi, entre 1945 a 1955, e conheceu o escultor húngaro Rodolfo Gircovcki, com quem aprendeu a técnica da escultura em gesso e cerâmica.

Em 1962, a convite do professor Osvaldo Lopes, ingressou na Escola de
Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP)como assistente do curso de Escultura, auxiliando também o escultor Erbo Stenzel. Após a morte do professor, Adolph deu continuidade às suas atividades didáticas na EMBAP, ao lado do pintor Arthur Nísio.

Além das atividades didáticas que assumiu, fez muitos anos de restauração no Museu Paranaense, em obras escultóricas que pertencem ao acervo da EMBAP, no museu Alfredo Andersen, em muitas obras do acervo de João Turin e de colecionadores. Adolph David foi homenageado com seu nome dado ao ateliê de escultura da Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Serviço: Adolph David – Exposição de Esculturas

Abertura: nesta quarta-feira, dia 1º

Horário: 18h30

Local: Casa João Turin, Rua Mateus Leme, 38, Setor Histórico do Largo da Ordem.

Horário de visitação: de 2ª a 6ª feiras, das 9 às 18 horas; aos sábados e domingos, das 10 às 16 horas. Entrada franca.

Informações e agendamento de escolas F. 3223-1182/ 3323-5715
e-mail: cj@pr.gov.br

Voltar ao topo