O grupo de dança norueguês Impure Company, do renomado coreógrafo e bailarino Hooman Sharifi, estará em Curitiba na semana que vem para um workshop na Casa Hoffmann e três espetáculos no Guairinha.

Numa promoção da Fundação Cultural, do Centro Cultural Teatro Guaira e da Platô Produções, Hooman Sharifi dará um workshop na Casa Hoffmann, na tarde de terça-feira (18/10), das 14h às 18h, com preço de R$ 25,00. Nas noites de 20, 21 e 22, o Impure Company apresenta-se no Guairinha, sempre às 21 horas, sendo o ingresso um quilo de alimento não-perecível.

Ainda na tarde do dia 22/10, os integrantes da companhia estarão à disposição dos interessados para um bate-papo, das 15h às 17h, no Guairinha, com entrada franca. O bate-papo terá a participação da crítica Fabiana Britto, coordenadora do programa de pós-graduação em dança da Universidade Federal da Bahia.

Nascido no Irã, Hooman Sharifi foi para Noruega em 1989, aos 15 anos. Sua experiência em dança começou com hip-hop e street-jazz. Depois, aos 21 anos de idade, iniciou treinamento técnico em balé clássico e dança moderna. Em 1997, foi aceito no curso de coreografia do National College of Ballet and Dance in Oslo, onde se graduou na primavera de 2000. "Ele sempre esteve interessado em trabalhos de cruzamento entre dança e teatro e, depois de se graduar, tem trabalhado com arte dramática e artes visuais", diz Marila Vellozo, coordenadora de dança da Fundação Cultural.

Em 2000, Sharifi criou a Impure Company. A concepção de arte igual à política, em que consciência e compromisso social definem a palavra política, pontua o pressuposto da Impure Company e significa o que a arte é e deve ser.

"A Impure Company representa uma importante vertente da dança contemporânea atual, cujas preocupações acerca da função política da dança têm gerado produtos artísticos questionadores não apenas dos modos composicionais de encenação e corporalidades mas, também de todo o aparato administrativo convencional, mobilizando a criação de novos modelos de organização interna dos grupos e articulação com a sociedade, patrocinadores, curadores/programadores, público e outros artistas", afirma Fabiana Britto.

No workshop, Hooman Sharifi abordará a experiência corporal a partir das idéias desenvolvidas pela Impure Company. Já o bate-papo no Guairinha pretende promover uma discussão com a platéia acerca da relação entre estética e política na concepção artística da Impure Company. "A proposta é, além do contato com a aula de Hooman, o acesso a suas obras e uma conversa sobre o processo de criação e colaboração entre ele e a companhia", afirma Marila Vellozo.

Para as apresentações, o Impure Company traz ao Brasil espetáculos inéditos, numa turnê que passa por Salvador (10 a 15 de outubro), e que segue para Belo Horizonte (24 a 29/10) depois de Curitiba.

O espetáculo do dia 20 será um trabalho solo do coreógrafo Hooman Sharifi, com o título "We failed to hold this reality in mind" (Nós falhamos em manter esta realidade na cabeça). Sharifi dialoga diretamente com essa polêmica, explicitando um posicionamento acerca da relação entre artista e seu contexto histórico, tradição e contemporaneidade sem o ranço das idealizações românticas ou das categorizações com base em hierarquias de valor.

Nos dias 21 e 22, o espetáculo será o trio "Hopefully someone will carry out great vengeance on me" (Espero que alguém se vingue em mim), que propõe um diferente sentido de participação civil, retomando a discussão sobre a função da platéia no espetáculo que se realiza no espaço convencional de teatro.

Serviço
Impure Company ? Hooman Sharifi em Curitiba

Workshop
DIA 18/10: Workshop com Hooman Sharifi, na Casa Hoffmann, entre 14h e 18h. Preço: R$ 25,00. Inscrições na Casa Hoffmann ou informações pelo telefone: 3321 3228 +/ 3321-3232
Casa Hoffmann ? Centro de Estudos do Movimento
Rua Claudino dos Santos, 58 – Largo da Ordem  

Espetáculos (ingresso 1 quilo de alimento não-perecível)
Guairinha
Rua XV de Novembro, 971
DIA 20/10 (21h): Apresentação do solo "We failed to hold this reality in mind".
DIA 21/10 (21h): Apresentação do trio "Hopefully someone will carry out great vengeance on me"
DIA 22/10 (21h): Apresentação do trio "Hopefully someone will carry out great vengeance on me"
DIA 22/10: Bate-papo com a Impure Company, entre 15h e 17h, no Guairinha.