Casa da Praia, programa de verão da MTV

A MTV vai jogar a âncora no verão de 2003. Mais precisamente em Maresias, litoral Norte de São Paulo. A emissora irá produzir o “Casa da Praia”, entre 13 de janeiro e 9 de março, em uma megacasa com vista para o mar e amplos jardins. Nas edições anteriores, a MTV realizava seus programas de verão de maneira itinerante nos estados da Bahia, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Antes batizada de “MTV na Praia”, a faixa de programação de verão da emissora costuma incensar o nome de VJs e não raro lançar novas musas. A expectativa desta vez gira em torno da dupla Cazé e Daniela Cicarelli.

Ele retornando da uma traumática experiência com a Globo e ela já envolvida com rumores de que sua ascensão meteórica na emissora teria provocado a ciumeira das VJs da casa. Os dois irão apresentar o “Notícias de Biquíni”, uma espécie de telejornal que vai mostrar os bastidores dos programas de verão da MTV e que terá quadros sobre notícias fictícias. Será a prova de fogo da modelo e triatleta Daniela Cicarelli, que assinou contrato de três meses com a emissora. “Se depender de mim, continuo na MTV após este projeto”, acena a mineira de lábios impressionantemente carnudos que se tornou onipresente nas publicidades e capas de revistas desde o ano passado.

Além do “Notícias de Biquíni”, a MTV vai produzir em Maresias o diário “Casa da Praia”, sob o comando do trio Marina Person, Didi Wagner e Edgar Picolli, e também quadros com a turma do semanal “Hermes e Renato” e shows do “Luau”, com a VJ Sarah Oliveira. Ao todo, serão oito apresentações da série “Luau”, que ganhou um outro tratamento desta vez. “Voltamos às origens e as apresentações ficaram mais intimistas. O ano passado eram megashows”, compara Sarah, que recebeu as bandas Rodox, Pato Fu, Kid Abelha, RPM, Natiruts, o cantor Simoninha e o guitarrista David Moraes.

Humor negro

A MTV também está apostando no humor negro e no gênero trash da gangue do “Hermes e Renato”. Após terem destaque no “VMB 2002”, eles confirmam a idéia de que são uma espécie de “Casseta & Planeta da MTV”. Tanto que farão paródias envolvendo as produções da emissora, o ponto forte dos “cassetas” na Globo. O quadro “Jô-selito”, por exemplo, será uma sátira a vários tipos de talk-show, inclusive o “Gordo a Go-go”. Ironicamente, João Gordo também “apresentará” a paródia do “Luau”, na qual a trupe vai imitar inúmeros artistas e destilar um repertório musical eclético. “Vamos tentar dar um ar mais sério ao deboche”, afirma Adriano Silva, que vive o personagem Joselito. Já Edgard Picolli vai essencialmente apresentar clipes e entrevistar os artistas visitantes no “Casa da Praia” ao lado da morena Marina e da loura Didi. “Vou estar muito bem acompanhado para a felicidade dos espectadores”, brinca o VJ.

Sem deixar de cair no óbvio, a MTV também fará uma espécie de “Big Brother”. O semanal “Eu Na Casa” vai escolher oito pessoas para passar dois dias na Casa da Praia. No estilo de um ?reality show?, o quadro vai mostrar o que rolou com os “sortudos” durante o período que foram hóspedes da MTV. Apesar de conversar com artistas, tomar café da manhã com os VJs e ter à disposição até mordomo, os escolhidos também terão que “ralar”. “Eles vão ajudar na produção dos programas, senão seria moleza”, opina Zico Góes, diretor de programação da MTV.

Zico, aliás, garante que o novo formato do projeto da emissora não tem a ver com corte no orçamento. No ano passado, por exemplo, o “MTV na Praia” custou R$ 800 mil à emissora, sem contar os salários. “Estamos gastando pelo menos mais 10% do que nos anos anteriores”, jura Zico. O diretor explica que o projeto mantém a produção itinerante, mas reduzidamente. Desta vez apenas o “Toca Aí” será produzido em Lauro de Freitas, na Bahia, Ubatuba, em São Paulo, Florianópolis, em Santa Catarina, e Atlântida, no Rio Grande do Sul. O quadro serve para as pessoas pedirem videoclipes e participarem de uma espécie de karaokê com os hits de verão. Max Fivelinha será o apresentador e Thunderbird o “animador” da platéia.

Voltar ao topo