Cartunista Marco Jacobsen lança livro em Curitiba

Cartunista de muito talento e de reconhecimento nacional, Marco Jacobsen lança amanhã, na Livraria Ghignone, o livro Confesso, que reúne dezenas de trabalhos inéditos e outros já publicados na imprensa paranaense, perfazendo seus 15 anos de carreira. O livro sintetiza o olhar do artista sobre os temas mais variados. Mas, por trás dos belos desenhos e do fino humor de Jacobsen, tem-se uma leitura crítica, própria dos cartunistas.

 A obra foi viabilizada através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Caixa Econômica Federal. O prefácio é do consagrado cartunista Solda.

Marco Jacobsen, que trabalhou durante dez anos no O Estado do Paraná, explica o porquê do título Confesso. Para ele, as quase 150 páginas do livro refletem a sua opinião. ?Ali estou confessando as coisas que tenho a contar?. Ele, que já ilustrou outros livros, como o Lendas das águas, do jornalista Zeca Corrêa Leite, lança agora o primeiro de sua carreira. ?Sem dúvida é um marco muito importante para mim. Acho que ele vai representar uma maneira de concretizar, de reunir todas as fases de desenho que passei nesses 15 anos?, afirma ele. Embora o discurso refletido nos desenhos passe pelo viés do riso, não precisa necessariamente ser uma piada, observa o artista. ?Tem sempre uma crítica social por detrás, uma mensagem mais séria, embora pareça engraçado?, continua Jacobsen.

Confesso, a princípio, seria um livro de cartuns inéditos, feitos especialmente para esse fim. ?Na metade do caminho, resolvi que não, que teria que fazer um apanhado das coisas que também publiquei nos jornais?. Então a obra reúne 70% de trabalhos inéditos e os 30% restantes foram escolhidos entre os milhares publicados na imprensa desde o começo dos anos de 1990.

Confesso é como uma conversa do autor com o leitor e, para ele, assunto é o que não falta: música, artes plásticas, cinema, teatro, menor abandonado, bebida, frustrações, amores perfeitos e imperfeitos, até mesmo cigarro, televisão. ?Seria como uma conversa com o leitor, onde os temas vão mudando sem se perceber. E assim vou me confessando, tornando públicos meus pecados e minhas idéias?, brinca.

Serviço

Confesso, de Marco Jacobsen. Lançamento amanhã, a partir das 18h, na Livrarias Ghignone (Rua Comendador Araújo, 534). Preço: R$ 30,00.

Voltar ao topo