Quem passar pelo Bosque São Cristóvão (R. Margarida Ângela Zardo Miranda, 85 – Santa Felicidade), no Memorial Italiano, nos próximos dias 10 e 11 de novembro poderá encontrar uma grande variedade de carros e motos customizados. Exemplares especiais como um Chevrolet Bel Air, um Mustang Mach I 1971 e um Ford Coupé 5W Hi-Boy estarão expostos para os amantes de diferentes tipos de customização de veículos, os adeptos da cultura custom, e serão parte do 3° Curitiba Custom Day.

continua após a publicidade

O evento, que reuniu cerca de cinco mil pessoas em sua última edição, no ano passado, promete presentear seu público com centenas de carros e motos customizados nos mais diversos estilos. Serão expostos desde carros populares até os modelos mais luxuosos, além de motos exclusivas e antigas da Harley Davidson e a apresentação de um aspecto inovador de Triumph.

O 3° Curitiba Custom Day contará ainda com apresentações musicais, comidas, chope artesanal e um espaço destinado para as crianças. A música fica por conta das bandas Iron Ladies, Old Chevy, Blindagem, TN She e Kombination, que explorarão as várias faces do rock mundial. O cardápio, por sua vez, será variado, com opções de hambúrguer, pizza, pastel, pretzels, sorvetes e churros, e muito mais. Entre as marcas confirmadas para oferecerem o esperado chope artesanal estão Gauden Cervejaria FuckingBeer, DUM Cervejaria, Cerveja Tormenta e Cerveja Pagan.

Será possível, também, garantir uma lembrancinha do evento em um bazar exclusivo.

continua após a publicidade

Os ingressos antecipados para visitantes que dão direito ao copo oficial do evento variam entre R$15, para os que pretendem irem apenas um dia, e R$20, para os dois dias. Os expositores de carros terão que pagar R$50 para mostrar seu veículo nos dois dias, com direito a um acompanhante. Os que pretendem expor suas motos terão que pagar R$25 para os dois dias e não têm direito a acompanhante.

Personalidade

O estilo chamado de custom nada mais é do que a customização de carros e motos a partir de tendências de equipamentos e acessórios. Surgida nos Estados Unidos no século passado, esse tipo de estética foi ganhando força na medida em que ter um veículo se tornava uma tarefa difícil, devido às consequências da Segunda Guerra Mundial. Dessa forma, era necessário recorrer à revitalização dos antigos automóveis utilizados nas batalhas para que pudessem ser utilizados no cotidiano. Dar uma cara nova aos veículos tornou-se um estilo de vida que, com o passar do tempo, evoluiu com o aumento da tecnologia e das possibilidades de personalização.

continua após a publicidade

Um dos organizadores do evento, Renan Morais, confirma a evolução da cultura custom. “Diferentemente de quando surgiu, a cultura custom abrange pessoas de diversas tribos”, ele diz. “O público-alvo são aqueles que respiram seus veículos, buscam novas tendências e tentam imprimir o seu estilo a carros e motos”, completa o organizador.