Carol Saboya de presente

Arranjos sofisticados, músicos de primeira, convidados mais do que especiais, um repertório escolhido a dedo e o timbre doce da intérprete, tudo se soma para fazer do quarto disco de Carol Saboya de fato um Presente. Bossa nova, sambas, semi-bolero, baladas, cool jazz e até um xote compõem o menu do CD recém-lançado pela Sony Music, voltado a composições inéditas de Paulinho Moska, Fátima Guedes, Ed Motta e lados B de medalhões como Jorge Benjor, Novos Baianos, Batatinha e Chico Buarque.

O requinte do trabalho se faz notar logo na primeira faixa, Vento no Canavial, de João Donato e Lysias Ênio, com arranjo impecável de Ricardo Silveira – responsável por todas as 14 faixas. Violão, guitarra, piano, baixo acústico, bateria, percussão, trompete, sax tenor e flauta produzem uma aconchegante “cama” sonora, abrigando a voz suave de Carol, que aqui lembra Zizi Possi.

A música seguinte é Infinitos Futuros, de Paulinho Moska, uma bela bossa ao piano, resvalando no bolero e na música-ambiente. Chama a atenção a percussão de Armando Marçal, num andamento mais acelerado em relação à base.

Molhados de Sol, de Ricardo Silveira e Lysias Ênio, remete a uma noite estrelada de São João no Nordeste, ao misturar xote com reggae. Dá até para cantarolar o clássico Xote das Meninas, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas, sobre a base, pontuada pelo acordeon de Marcos Nimritcher.

Em seguida vem a inesperada Flores em Você, de Edgard Scandurra e gravada pelo Ira!, que ganhou ares de balada cool no disco de Carol Saboya. O único pecado é ser curta demais – dois minutos e meio de duração. A quinta música, E Agora?, de Fátima Guedes, lembra o Clube da Esquina de Milton Nascimento e Lô Borges. Com a voz da Sandy…

Em Sem Fundo, de Fred Martins e Marcelo Diniz, Carol Saboya interpreta como a Gal Costa do disco Tropicália. Na seguinte, o samba-canção Imitação, de Batatinha, ela soa como Nara Leão. A oitava é talvez a melhor música do CD – Coração sem Saída, de Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro. Belíssima letra, melodia inspirada, impecável sax soprano de Zé Nogueira e a voz de veludo de Carol, tudo é perfeito.

Do álbum Dwitza, de Ed Motta, Carol emprestou o sambinha-jazz Patinete, com participação do próprio, que também toca o Fender Rhodes e assina o arranjo da base. Outro convidado ilustre aparece na décima faixa – Por Causa de Você, Menina, de Jorge Ben: Zé Renato faz um belo dueto com a cantora, em mais um arranjo avassalador de Ricardo Silveira. Atenção para a linha de baixo.

Chico Buarque assina A Mais Bonita, balada intimista à base de voz, violão e piano. Mais uma vez, Carol parece Zizi Possi. Tão Assim, de Cristóvão Bastos e Sérgio Natureza, lembra os sambinhas de Tom e Vinícius. Dos Novos Baianos, Carol resgatou Mistério do Planeta, letra lisérgica com boa melodia. Fecha o CD o cool jazz Foi Pouco, de Fred Martins e Roberto Bozzeti.

Voltar ao topo