Paranaguá

Carnavalescos prestigiam exposição na Casa da Cultura

O colorido da decoração e o encanto das fantasias na Casa da Cultura Monsenhor Celso, fez com que todos os visitantes fossem contagiados pelo clima de carnaval, na abertura da exposição “Máscaras Carnavalescas” realizada na noite de quarta-feira (28).

Autoridades, secretários municipais, presidentes e integrantes das escolas de samba fizeram questão de marcar presença na 5ª edição da Mostra Carnavalesca, que oficializou a abertura do Carnaval 2009 em Paranaguá.

A mostra conta um pouco da história do carnaval da cidade e também expõe adereços atuais que serão utilizados no desfile na avenida do samba neste ano.

O presidente da Fundação Municipal de Cultura Alceu Claro Chaves, que diz presidir com honra a Fumcul, garante que “o sucesso da exposição deve-se a equipe de diretores e o trabalho integrado da Fundação Municipal de Cultura”.

Sobre a exposição, o presidente Alceu Chaves declarou que “esta mostra é realizada há quatro anos, e desta vez nós inovamos, contamos com colaboração de artistas que confeccionaram máscaras, e todas as escolas de samba forneceram uma fantasia que vão utilizar no desfile de carnaval deste ano. Todos participaram com muita alegria”.

Em seu pronunciamento, o presidente da Associação das Escolas de Samba de Paranaguá, Gerson França agradeceu ao prefeito José Baka Filho pelos repasses que a prefeitura fez às escolas de samba de Paranaguá. “Hoje temos dez escolas de samba e todas estão trabalhando para que possamos fazer o melhor carnaval do Paraná, contando com a união dos integrantes das agremiações e apoio das secretarias municipais”.

Gerson França acrescentou que “estão de parabéns não apenas as escolas de samba, mas também o senhor, prefeito Baka, que escolheu em conjunto com os carnavalescos o local ideal para a realização do carnaval, e para a satisfação de todos, depois de onze anos voltará a ser na Avenida Arthur de Abreu”.

O prefeito José Baka Filho esteve na solenidade de abertura e agradeceu a presença de todos, em especial da professora Maria Helena Nizio, que foi presidente da Fundação Municipal de Cultura nos últimos quatro anos, e dos presidentes das escolas de samba. “Sem vocês não existe o carnaval, cada escola de samba praticamente envolve um bairro de Paranaguá e hoje estão num acelerado trabalho de produção de fantasias, alegorias, e ensaios e eu tenho certeza que será o melhor carnaval de todos os tempos”.

Baka reforçou a importância tradicional da realização do carnaval na Avenida Arthur de Abreu “estamos retornando ao palco de históricos e inúmeros carnavais de Paranaguá na Avenida Arthur de Abreu, e a novidade é que o prédio da Estação Ferroviária está cedido à prefeitura pelo período de carnaval. Vamos fazer com que a maior festa popular do Brasil seja de alegria, harmonia e de paz. Estamos trabalhando para que todas as famílias possam se divertir de forma sadia com a participação das crianças, jovens, adultos e turistas”, garantiu o prefeito José Baka Filho.

Após a solenidade de abertura, foi servido o prato típico do litoral paranaense e todos degustaram o barreado.

A exposição permanecerá aberta até o dia 24 de fevereiro e as visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira das 8 horas às 18 horas, a entrada é franca.