Carioca Discos apresenta seus dois primeiros lançamentos

Criada no ano 2000, a Carioca Discos festeja seus dois primeiros lançamentos, Os Meninos do Rio e Coisa de Chefe, com Cláudio Jorge.

O primeiro ganhou o Prêmio Caras na categoria Projeto Especial e o segundo foi indicado ao Grammy Latino.

O projeto Os Meninos do Rio reúne doze compositores de diversas escolas de samba do Rio de Janeiro, conhecidos e respeitados por sua enorme contribuição ao samba e, de resto, à cultura popular brasileira.

Os criadores são Monarco e Jair do Cavaquinho, da Portela; Nelson Sargento e Jurandir da Mangueira, da Estação Primeira da Mangueira; Dona Ivone Lara, Aluízio Machado e Campolino, do Império Serrano; Dauro do Salgueiro; Baianinho, da Em Cima da Hora; Elton Medeiros, da Aprendizes de Lucas; Niltinho Tristeza e Luiz Grande, da Imperatriz Leopoldinense.

Como se percebe, o CD traz a nata dos grandes criadores egressos de diferentes escolas de samba, interpretando suas próprias obras, buscando mostrar ao público quem é o autor daquele samba que ele há muito conhece, admira e canta. Assim é que o ouvinte acaba por ser apresentado à voz de Niltinho Tristeza (autor do internacionalmente conhecido samba Tristeza) e o samba Vai Vadiar, por exemplo, sucesso na voz de Zeca Pagodinho, recebe a interpretação, no disco, de seu compositor, Monarco.

E Cláudio Jorge (de Barros), diz o parceiro Nei Lopes “é um grande compositor, tão bom melodista quanto letrista. E é músico de verdade, brasileiríssimo em sua arte, além de um combatente nas lutas de nossa profissão”.

Verbete de enciclopédia, Cláudio Jorge tem parceria ainda com Martinho da Vila, João Nogueira e Cartola. Seu violão o levou para shows com Sivuca no exterior e ganhou elogios de Sérgio Mendes e Toots Thielemans.

Em Coisa de Chefe, delicioso CD com todo o respeito, o compositor tem acompanhantes especiais: Gilson Peranzzetta, Cristóvão Bastos, Leandro Braga, Humberto Araújo, Alceu Maia, Armando Marçal, Camilo Mariano, Carlos Malta, Carlinhos Sete Cordas, Cláudia Telles,, Dirceu Leite, Fernando Merlino, Ivan Machado, Jamil Joanes, Leny Andrade, Marcelinho Moreira, Nilton Rodrigues, Ovídio Brito, Pirulito, Ricardo Pontes e Roberto Marques, entre outros.

Voltar ao topo