Capoeiristas lançam CD

A Faca (Federação Anarquista de Capoeira Angola) realiza hoje o 5.º Encontro de Capoeiristas de Angola (angoleiros), quando lança o CD Faca de Ponta. A gravação foi realizada na edição passada, em Belo Horizonte, reunindo angoleiros do Paraná, Minas e São Paulo.

O somaterapeuta Rui Takeguma, responsável pela implantação da capoeira de Angola em Curitiba nos anos 90 e idealizador da Faca, observa que apesar de a federação ter sido criada em 2002, ela é fruto das pesquisas da somaterapia na capoeira angola, nos últimos treze anos. Diz ele no encarte: “Longe de refletir as diversas possibilidades musicais dessa arte, este é um registro da musicalidade que vimos praticando em nossas rodas e apresentações. Fruto de busca e pesquisas permanentes, é nossa contribuição para a preservação musical da capoeira angola”.

O lançamento acontece, às 20h de hoje, no auditório da Secretaria da Cultura, com entrada franca. Rui Takeguma também fará uma explicação dos motivos que levaram a somaterapia (criada por Roberto Freire) a utilizar-se da capoeira angola, além de relatar a história da pesquisa da capoeira angola em pedagogia libertária. Ele lembra que a capoeira esportiva ou competitiva já vigora por aqui há trinta anos, mas a angolana insere-se na categoria arte, tem ainda poucos grupos e está acontecendo com a introdução da somaterapia.

E amanhã e domingo, pela segunda vez, Curitiba sedia o Encontro Nacional da Faca. Será o dia inteiro na Casa do Estudante Luterano Universitário (em frente ao Passeio Público).

***

Mais detalhes da Faca podem ser acessados no site

http://f-a-c-a.vila.bol.com.br

Voltar ao topo