Cansado de preparar o riso

Quando Moacyr Franco ficou sabendo que Silvio Santos havia mais uma vez transferido a estréia de Meu Cunhado, agora de março para abril, a sua reação foi imediata: “Meu Deus, mais um alarme falso não!”. O ator e roteirista do humorístico – que o SBT promete estrear na quarta-feira, 14 de abril, às 21h30 -, não esconde a angústia pelo sitcom não estrear. Por isso, demonstra estar tomado pelo espírito de São Tomé, apóstolo que só acreditava no que via. “Parece que o Silvio se decidiu agora. Mas foi terrível a espera porque fui percebendo que muitas piadas não fazem mais sentido”, confessa Moacyr.

Meu Cunhado foi gravado em janeiro de 2001 e foram produzidos 52 episódios, para exibição de um episódio por semana durante um ano. O programa é centrado na dupla Moacyr Franco e Ronald Golias. O primeiro vive um publicitário que “carrega” a família nas costas, inclusive o cunhado endiabrado interpretado por Golias. Na verdade, foi o próprio Silvio Santos que pediu para Moacyr fazer uma adaptação do seriado mexicano Mi Cuñado, da Televisa. Mas o autor ressalta que o novo programa do SBT ficou mais parecido com Família Trapo, sucesso da extinta Tupi do qual o próprio Golias participou em 1967. Para resolver o problema das piadas envelhecidas – uma delas sobre o falecido Roberto Marinho -, o diretor Guto Franco levou os atores para o estúdio para dublar as partes problemáticas do texto. Afinal estima-se que cada episódio tenha custado R$ 50 mil e Silvio pretende utilizar todos.

A trama se passa na agência Cantapedra Propaganda e Interface, de Washington, que é casado com Simone, vivida por Guilhermina Guinle. O casal tem o filho de seis anos, Cacá, interpretado por João Vítor, filho de Moacyr Franco. A adolescente Lili, de Carolina Espina, é filha do primeiro casamento de Washington. Carlo Bronco, o cunhado, vive de favor na casa da família com a desculpa que está desempregado. Trata-se de uma mistura de Agostinho de A Grande Família e Caco Antibes do extinto Sai de Baixo. A atriz Guilhermina Guinle foi substituída no capítulo 20 pela colega Luiza Thyrre, porque foi fazer Mulheres Apaixonadas, na Globo. Para justificar a troca de atrizes, a personagem Simone passa por uma cirurgia plástica que se desdobra por cerca de três episódios. “Viver a irmã do Golias foi uma honra para mim. Ele é um gênio”, elogia Guilhermina.

Voltar ao topo