Candidato romeno ao Oscar vence festival de Mar del Plata

O longa-metragem “Além das Montanhas”, do diretor romeno Cristian Mungiu, foi o vencedor do prêmio de Melhor Filme na competição internacional do 27º Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata, na Argentina.

“Além das Montanhas” é o candidato da Romênia a uma indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e foi exibido no Brasil durante a última Mostra de São Paulo, em outubro.

No drama, Alina (Cristina Flutur) e Voichita (Cosmina Stratan) são amigas que vivem em um monastério isolado no interior da Romênia. Alina viveu por vários anos na Alemanha e deseja voltar ao país, agora com Voichita, mas esta parece feliz no convento, onde acredita ter encontrado um lar e a fé.

Sem entender a amiga, Alina passa a enfrentar constantemente um padre local. Ele, por sua vez, passa a acreditar que a jovem liberal está possuída por algum espírito maligno.

“Não é religioso, nem anticlerical. Meu filme fala mais que da religião, da superstição”, explicou em Mungiu, durante a exibição de “Além das Montanhas” no último Festival de Cannes, em maio. O diretor é também responsável pelo elogiado “4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias”, de 2007.

Ao todo, foram exibidos 300 filmes de todas partes do mundo na competição em Mar del Plata, Argentina, um dos mais significativos da América Latina.

Entre os destaques da premiação, o filme turco “Night of Silence” fala de uma relação entre um ex-presidiário e uma adolescente e levou os prêmios de Melhor Diretor -para Reis Çelik- e de Melhor Ator -para Ilyas Salma. O prêmio de Melhor Ator foi dividido com o argentino Pablo Pinto (“De Martes a Martes”).

A mostra prestou homenagem ao cineasta argentino Leonardo Favio, morto este ano. O diretor dará nome a um novo prêmio do Festival.

Voltar ao topo