A Camerata Antiqua de Curitiba fará a partir da semana que vem mais cinco apresentações do projeto "Alimentando com Música". Nos dias 8, 9, 11, 18 e 19 de agosto, estudantes de escolas da Rede Municipal, selecionadas pela Secretaria Municipal de Educação, assistirão aos concertos pedagógicos que têm como repertório as obras de Heitor Villa-Lobos. Com estas apresentações, o projeto atende 4 mil crianças neste ano.

O repertório de músicas é dedicado à extensa obra de Heitor Villa-Lobos e aborda temas tradicionais como O Cravo Brigou com a Rosa, Cai-Cai Balão, Sapo Jururu entre outros. Recursos como teatro de bonecos e iluminação também integram o espetáculo.

Além do trabalho pedagógico voltado às crianças, o Alimentando com Música terá uma apresentação especial para 50 idosos que fazem parte do Coral da Terceira Idade do Sesc. No dia 9, no Sesc Água Verde, os idosos integrarão a platéia, ao lado de 50 crianças de Quatro Barras que sofreram exploração por trabalho infantil. Além deles, quem também estará presente é a ONG curitibana Arigaf (Associação Ricardo Gadotti Feldmann) que vai levar 120 crianças para as apresentações da primeira semana. Fundada em 2001, a Arigaf tem o objetivo de formar cidadãos por meio do ensino e acesso à cultura.

Segundo Marilza Hass Skare, técnica de atividades do Sesc Água Verde, essa apresentação valorizará o trabalho da Camerata. "Estamos trabalhando com o mesmo objetivo da Camerata, que é o de levar a música erudita para quem não tem acesso. Por isso ampliamos uma das apresentações para dar acesso aos idosos", diz.

"O projeto Alimentando com Música é considerado um exercício de cidadania, de sociabilidade e de aprendizado, envolvendo estudantes de várias escolas da rede de ensino da capital, seus professores, instituições carentes, profissionais de diferentes áreas e os músicos integrantes da Camerata Antiqua de Curitiba", diz Darci Almeida, coordenadora da Camerata.

Serviço
Projeto "Alimentando com Música" da Camerata Antiqua de Curitiba
Data: 08,11,18 e 19 de outubro.
Horário: 09h às 10h e das 10h às 11h
Local: Teatro do SESC da Esquina ? Rua Visconde do Rio Branco, 969
Apresentação especial
Data: 09 de outubro.
Horário: 10h às 11h
Local: Salão de eventos do SESC Água Verde ? Av. República Argentina 944