Camerata Antiqua de Curitiba inicia shows

Tem início hoje a temporada 2008 de concertos da Camerata Antiqua de Curitiba. Nas apresentações, a mesma será regida pelo maestro português Osvaldo Ferreira, que é programador do Teatro Municipal de Faro e diretor do Festival Internacional de Música de Algarve (Sul de Portugal), que ocorre todos os anos no período da primavera.

Para a estréia da temporada, foram escolhidas obras do alemão Georg Friedrich Haendel (1685-1789) e de Henrique de Curitiba, que faleceu no início deste ano. As músicas de Henrique, um conjunto de oito movimentos entitulados Cantigas do Bem-Querer, irão abrir o espetáculo. Elas estão presentes no último CD gravado pela Camerata. ?As Cantigas, inicialmente, não iriam compor o espetáculo de abertura da temporada. Entretanto, acabaram sendo incluídas como forma de homenagem à memória de Henrique de Curitiba?, diz Osvaldo, que ficou conhecido por suas participações no Festival de Música de Curitiba, que tiveram início em 2002.

De Haendel, serão apresentados quatro hinos de coroação, tocadas na coroação de Jorge II, na Inglaterra. ?Simbolicamente, os hinos coroam o início de uma nova era na vida da Camerata, que agora tem um espaço de trabalho próprio na Capela Santa Maria. Além disso, coroam o trabalho da prefeitura e da Fundação Cultural de Curitiba, que vêm criando e revitalizando uma série de outros espaços culturais pela cidade?. Com capacidade para 275 pessoas, a Capela Santa Maria foi inaugurada no último mês de janeiro e acabou se tornando sede definitiva da Camerata.

Serviço: Abertura da temporada 2008 da Camerata Antiqua de Curitiba. Quando: hoje, às 20 horas, e amanhã, às 18h30min. Onde: Capela Santa Maria (Avenida Marechal Deodoro, 771 – Centro). Ingressos: R$ 10,00 ou R$ 5,00 mais um quilo de alimento.

Voltar ao topo