Acaba de ser divulgada a lista dos projetos culturais selecionados para ocupar os espaços das cinco praças onde há unidades da Caixa Cultural. Foram escolhidos 235 projetos, que serão atração em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba e Brasília, no período que vai de agosto de 2007 a junho de 2008.

A lista poderá ser acessada no site da Caixa Cultural (www.caixacultural.com.br), lançado na mesma ocasião. Neste endereço, o visitante terá acesso a todas as ações culturais desenvolvidas pela instituição, como o Programa Caixa de Adoção de Entidades Culturais e o Programa de Revitalização do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro.

Ainda estarão disponíveis os editais abertos pela empresa e informações sobre todas as unidades da Caixa Cultural, com imagens e detalhamento dos teatros e galerias de arte. Ao todo, foram inscritos 2.695 projetos culturais, em sua maioria voltados para os segmentos de música, artes plásticas e teatro.

Privilégio

Em Curitiba, entre os projetos aprovados, dois privilegiam o cinema. Num deles, o Curtas na Caixa, serão apresentados curtas-metragens de produtores paranaenses. Segundo o responsável pelo projeto, o produtor Antônio Carlos Domingues, ?esta é uma janela importante para o cinema paranaense??. Isso porque, completa ele, ?se a produção é uma questão que consegue ser resolvida, principalmente através das leis de incentivo à cultura, a exibição ainda é um grande problema??. As exibições, que serão realizadas quinzenalmente, começam no dia 15 de agosto, em sessões ao meio-dia e seis da tarde, com entrada franca.